candidatos a prefeito em Pinhão-Pr

São seis candidatos e uma candidata disputando a prefeitura de Pinhão

 

Por Nara Coelho

Pela primeira vez nos 55 anos de emancipação política o municipio de Pinhão tem sete candidatos concorrendo ao cargo de prefeito.

São seis candidatos e uma candidata, Leticia Martins, que é a única solteira.

Três estão concorrendo pela primeira vez ao cargo, um pela segunda vez e três já foram prefeitos do municipio. 

COMPOSIÇÃO PARA CONCORRER AS ELEIÇÕES 2020

Dois candidatos vão concorrer à prefeitura de Pinhão sem coligação, sendo candidato e vice do mesmo partido, e só com a chapa majoritária, não terão candidatos a vereador.

Os candidatos são Acyr Neves, do PSC, que tem como vice a empresária Elizabeth Rodrigues, PSC, a Betinha. O candidato do Patriota, o médico, Dr. Edson Crema com o seu vice, o agricultor Jonas de Jesus da Rosa, do Patriota.

Vão participar também das eleições sem coligação, mas com chapa de vereador, o Avante, que tem como candidata a vereadora Letícia Martins, que vem com uma chapa majoritária feminina, pois sua vice é a empresária Eliane Aparecida Cordeiro Danguy, a Lia Danguy, do Avante.

O PTC também faz carreira solo, tendo como candidato o Professor Chiquinho, seu vice é o empresário Carlos dos Santos Cardozo, do PTC.

O candidato Dirceu de Oliveira, PSD, é o candidato da coligação: Unidos Somos Mais Forte, composta pelos partidos Cidadania, PSL, PSDB e o Podemos, do qual é o candidato a vice, o pecuarista José Francisco da Rocha Loures, o Juca.

A coligação Unidos Novamente e o Pinhão Seguindo em Frente, é composta pelo, PT, MDB e PCdoB, os candidatos a prefeito é Odir Gotardo, do PT e o vice é o músico Beraldo Nunes do Amaral, do MDB,  buscam a reeleição.

José Vitorino Prestes, o Zé Vitorino, do PSB é candidato a prefeito pelo PSB e o seu vice é Valdecir Biasebetti, do PP, eles são a chapa majoritária da coligação Coração Pinhãoense: O Melhor Para a Nossa Gente! composta também pelos partidos, PROS e PDT.  

NÍVEL DE ESCOLARIDADE

Quatro candidatos têm nível superior, Odir Gotardo, Acyr Neves, o Professor Chiquinho e o Dr. Edson Crema, uma acadêmica, Leticia Martins, um com ensino médio completo, Dirceu de Oliveira e um com ensino fundamental incompleto, Zé Vitorino.

FAIXA ETÁRIA

Se o eleitor resolver usar como critério a idade para decidir o seu voto, vai ter diversidade nesse item para fazer a sua escolha. Já que se pode dizer que da juventude à terceira idade o eleitor vai encontrar um candidato.

Para os que desejarem votar na juventude vai ter como opção a candidata Leticia Martins, 22 anos, do Avante, concorrendo à prefeitura de Pinhão e o candidato do PSC, Acyr Neves, com 31 anos.

O eleitor que busca um candidato mais maduro terá três opções, o Dr. Edson Crema, 44 anos, do Patriota, Dirceu de Oliveira, 47, do PSD, e Odir Gotardo, 57 anos, PT.

Os que sentirem vontade de votar em candidatos mais vividos terão duas opções que estão na terceira idade, o Zé Vitorino, com 67 anos e o professor Chiquinho, com 76 anos.

PROFISSÕES

No que se refere à profissão, também o eleitor encontrará múltipla escolha.

Segundo os registros no TSE, Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor do Pinhão terá para escolher entre os sete candidatos dois advogados, Odir Gotardo e Acyr Neves.

A candidata Leticia Martins declarou que sua ocupação é vereadora. Dois candidatos se declaram como aposentados, Professor Chiquinho e Zé Vitorino.

Um médico, Dr Edson Crema e um radialista, o Dirceu de Oliveira.

VIVÊNCIA POLÍTICA

E relação à trajetória política o eleitor vai encontrar candidatos que são marinheiros de primeira viagem e outros com uma caminhada de vinte ou mais anos.

Acyr Neves, do PSC, vem de uma família que por vários anos participou da vida política do municipio de Pinhão, mas ele é a primeira vez que concorre a um cargo público. Em sua campanha tem frisado as várias ligações políticas a nível de estado e governo federal.

Dirceu de Oliveira, do PSD, é participante da vida pública há mais de quinze anos, já foi vereador e prefeito do municipio de Pinhão de 2013 a 2016, concorreu à reeleição em 2016, mas não se reelegeu.

Dr. Edson Crema tem histórico na familia de participação política em Guarapuava. Ele concorre pela primeira vez ao cargo público. Seu envolvimento com o municipio se deu pelo campo profissional, pois é médico há anos atuando na rede pública e privada de Pinhão.

Leticia Martins, vereadora, eleita em 2016, sendo a mais nova do país. Exerce o seu primeiro mandato. Chegou a colocar seu nome à disposição do partido para as eleições a deputado estadual em 2018, mas não concorreu.

Dr Odir tem uma vivência no campo da política de mais de vinte anos no municipio, sempre atuando nas causas sociais. Concorreu por quatro vezes ao cargo de prefeito do municipio, sendo eleito na última eleição, portanto, o atual prefeito de Pinhão.

Professor Chiquinho tem um histórico de participação política em Guarapuava e em Pinhão de mais de trinta e cinco anos. Concorreu em 2012 a vereador em Guarapuava, ficando como suplente. Está concorrendo pela segunda vez ao cargo de prefeito de Pinhão, a primeira vez foi em 2016.

Zé Vitorino participa há mais de trinta anos da vida política do municipio, foi prefeito no período de 2004 a 2008 e de 2009 a 2012. Vitorino não concluiu o último ano de mandato como prefeito por perder os direitos políticos por improbidade administrativa cometida no primeiro mandato como prefeito de Pinhão.

FATOS DO IGAUÇU, ELEIÇÕES 2020

O Fatos do Iguaçu, além de manter seus seguidores informados de tudo que acontece nas eleições municipais 2020, realizará pela TV Fatos entrevista ao vivo com os candidatos a prefeito de Pinhão e Reserva do Iguaçu, inscreva-se no canal do YouTube da TVFatos, acione o sininho para ser informado quando as entrevistas serão realizadas.

LEIA TAMBÉM:

Veja as propostas de governo dos candidatos a prefeito em Pinhão – Pr

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

 

 

Compartilhe

Veja mais