Rev. Sandro

Decidir nem sempre é fácil, porque decisões são rupturas, até mesmo o ato de não decidir já é uma decisão em si. Algumas decisões interferem mais do que outras, e neste aspecto precisamos avaliar bem as consequências de nossas decisões, bem como as consequências de nossas indecisões.

Em especial, gostaria de pensar sobre as decisões políticas, pois este é um ano de eleições, e temos alguns meses para estar atentos aos candidatos que vão surgir, as propostas, o passado, o presente e tudo mais. Além do mais, precisamos estar atentos, as intenções e propostas defendidas pelos mesmos. Embora, alguns considerem que a política não interfere na vida prática, bem sabemos que interfere sim, e muito.

Não podemos ser simplistas demais, achando que o fato de não decidir por um nome, ou não votar, não tem consequências, porque tem. Os que decidem se omitir, não se envolver, estão decidindo a favor daquele ou daqueles que serão os representantes do povo. Se amamos o lugar onde vivemos, se somos munícipes, precisamos sim estar atentos as eleições municipais.

A melhora, o fortalecimento, os investimentos, manutenção e outros mais passam pelas mãos dos representantes, por isso é uma decisão importante. A decisão a favor de nosso município envolve muita coisa. Precisamos avaliar o histórico dos candidatos, precisamos estar atentos a como eles tratam os seus, como administram sua casa, pois quem não cuida dos seus, quem não administra bem seu lar, não pode ser um bom representante. Devemos estar atentos aqueles que já estão no ramo da política há tempos, ver e avaliar o que já fizeram, em termos práticos, de bom pela população.

É preciso olhar a equipe, são pessoas de bem? Ou são “parasitas”? Como foi a administração? Melhorou de fato o município? Trabalhou os quatro anos pelo bem do povo, ou só no último ano? Como deixou o município para o próximo administrador? Os vereadores desenvolveram seu papel? A oposição trabalhou em prol do povo ou do partido? A situação trabalhou em prol do povo ou do partido? Foi oferecido algum favor, ou cesta básica ou outra coisa em troca do voto (isso é escória)?

É, são muitas coisas a refletir para decidir a favor de um prefeito e um vereador, mas com sabedoria e sensatez, cada munícipe, pode fazer a sua parte com zelo, tomando assim, a melhor decisão. Devemos orar e pedir a Deus em favor daqueles que governam e daqueles que almejam chegar lá, independente do partido.

Lembrando da máxima da Palavra de Deus “Quando os justos governam, o povo prospera, mas quando os ímpios governam, o povo sofre” (Provérbios 29.2). Que Deus abençoe nosso município e os nossos representantes. Que Deus ilumine a decisão de cada votante no dia 04 de Outubro de 2020.

rev Sandro – pastor Igreja Presbiteriana de Pinhão

 

Compartilhe

Veja mais