Foto: Juliana Froner Dalla-Rosa, Chefe de Cartório da 160ª Zona Eleitoral (Arquivo/Fatos do Iguaçu)

Por Nara Coelho

 Juliana Froner Dalla-Rosa, Chefe de Cartório da 160ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Pinhão e Reserva do Iguaçu, forneceu dados ao Fatos do Iguaçu sobre os preparativos para as eleições municipais de 2020.

Nesse momento a preocupação é alertar as pessoas para não deixarem para fazer o título eleitoral, ou mesmo transferir ou resolver as situações de cancelamento e suspensão para os últimos dias porque a equipe do cartório é pequena e as pessoas terão que enfrentar filas.

 BIOMETRIA

Para quem for fazer a biometria o processo é um pouco mais demorado, assim, quanto antes do prazo final, que é 6 de maio, elas forem ao cartório, mais rápido serão atendidas.

Fará a biometria quem for tirar o título novo, ou seja, quem completou 18 anos em 2019 e ainda não fez ou que completa esse ano até a data da eleição, lembrando que para quem completa 18 anos, ter titulo eleitoral e votar é obrigatório. Os adolescentes que já têm 16 anos ou completam até o dia 4/10, se desejarem podem fazer, e não precisam estar acompanhados dos responsáveis.

Quem veio de um estado que ainda não realizou a biometria e vai transferir o título para Pinhão ou Reserva do Iguaçu.

Os eleitores que tiveram seus títulos cancelados por não terem realizado a biometria no prazo estipulado pela justiça eleitoral. “Hoje estamos fazendo uma média de 10 a 13 títulos por dia, o que faz com que a pessoa espere pouco, a equipe, que é de quatro funcionários, consegue atender a todos rápido e com eficiência. Agora, se as pessoas deixarem para os últimos dias teremos filas e vai ficar mais demorado porque hoje ou na semana do dia 6 de maio serão os mesmos quatro funcionários”, alertou Juliana, que informou que atualmente a partir das 16 horas fica bem tranquilo, o movimento e o atendimento ficam mais rápidos.

DOCUMENTOS PARA BIOMETRIA

Para a biometria as pessoas devem levar um comprovante de endereço atualizado, que pode estar no nome dos pais ou cônjuges, carteira de identidade, RG, o CPF se tiver, os homens, a certidão de reservista. Para quem vai fazer a transferência, levar o título atual.

O cartório eleitoral está situado na Rua Expedicionário Amarilio, s/n, Vila Caldas e funciona das 12 às 19 horas de segunda a sexta-feira. Apenas na semana de carnaval na segunda e terça-feira não haverá atendimento e na quarta-feira de cinzas o horário será das 14 às 19 horas.

E-TÍTULO

Juliana recomenda aos eleitores que baixem o aplicativo do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, o e-título, pois lá, além da pessoa ter o título de forma eletrônica com foto ou que lhe permite usar como documento de identificação tem todas as informações que o eleitor precisa, inclusive a localização do local onde deverá votar.

Para os futuros candidatos com o e-título, eles conseguirão imprimir a certidão de quitação com a justiça e a certidão criminal referente a justiça eleitoral.

O TÍTULO PODE SER FEITO EM QUALQUER MUNÍCIPIO

Agora todos os cartórios eleitorais do Paraná fazem o título para todos os municípios do estado, por exemplo, um morador de Pinhão que esteja morando para estudar em Ponta Grossa e deseje fazer o título tendo Pinhão como zona eleitoral, vai ao cartório em Ponta Grossa com um comprovante de endereço de Pinhão e faz o seu título, tanto para título novo como para transferência.

Juliana contou que eles já receberam títulos para Pinhão que foram feitos em Curitiba e Guarapuava.

MESÁRIO VOLUNTARIO

 Quem desejar trabalhar nas eleições como mesários voluntários, podem se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral, http://www.tre-pr.jus.br/, ou mesmo ligar para o Fórum no número 3677 1518.

Juliana lembra que a participação como mesário pode ser contado como estágio para cursos universitários e quem trabalha em três eleições pode retirar uma certidão que dá direito ao abono de pagamento de inscrições a concursos públicos, como para critério de desempate em concursos.

Compartilhe

Veja mais