Por Nara Coelho

As eleições municipais que definirão os prefeitos e vereadores para o periodo de 2021 a 2024 acontecerá no dia 15 de novembro, no primeiro turno, mas daqui até o dia 15, os pré candidatos passarão por duas seleções que  podem elimina-los, a primeira são as convenções dos partidos e a outra estar com todos os documentos e condições impostas pela lei eleitoral em dia, que se dá após as convenções.

AS CONVENÇÕES

As convenções em tempos de eleições são obrigatórias e o periodo que devem ocorrer é definido pela Justiça Eleitoral,  nas eleições de 2020 os partidos devem realizá-las  entre os dias 31/08 a 16/09.

Até que ocorram as convenções as pessoas que desejam ser candidatos a vereador, prefeito e vice, devem se apresentar como pré candidatos, pois precisam que os filiados ao partido aprovem a sua candidatura na convenção.

As convenções também definem se o partido vai com candidatura própria, a majoritária, que é ter candidatos para concorrer a prefeito e vice ou se coligar apoiando candidatos de outros partidos.

Nas eleições desse ano os partidos só podem coligar na chapa majoritária, assim cada partido tem que ter a sua própria chapa a vereadores.

Após as convenções os partidos não podem mais alterar suas decisões, ou seja, se um partido X define que vai coligar com o partido Y e depois da convenção os partidos se desentenderem, mesmo assim terão que manter a coligação. Como o terreno de negociação entre os partidos é de areia movediça,  é muito comum as convenções serem marcadas para a última semana, ou mesmo para o último dia do prazo definido pela justiça eleitoral.

CONVENÇÕES JÁ MARCADAS EM PINHÃO

O MDB do municipio de Pinhão PR, já definiu a data de sua convenção para o  dia 12 de setembro, um sábado, das 13 às 17 horas, na Escola de Política e Cidadania Georgina Dellê Caldas.

Já o PSL, o Podemos e o PSD realizarão a sua convenção no dia 16/09, consecutivamente às 17h30, 18horas e às 19 horas, todas na Câmara Municipal.

No dia 15 de setembro o Avante realiza sua  convenção na Cabanha Dangui das 20 às 21 horas.

NÚMERO DE CANDIDATOS A VEREADOR

Cada partido terá direito de lançar até 150% do número de vagas existentes na Câmara Municipal. Assim, por exemplo, no municipio de Pinhão que o legislativo municipal tem 13 cadeiras, cada partido poderá lançar até 18 candidatos, já no municipio de Reserva do Iguaçu, que são 9 cadeiras, os partidos poderão lançar 13 candidatos. 

OUÇA  A   WEB RÁDIO FATOS –  Um novo jeito de ouvir rádio

Compartilhe

Veja mais