“Podem achar que sou muito nova, mas eu penso que posso ser sim, estou com toda energia e sou candidata a presidente.”

A jovem de 18 anos, estudante de direito, que até 2015 morava em Guarapuava para estudar, Leticia Gabrieli Martins, que concorreu pela primeira vez e conseguiu a façanha que muito candidato experiente não conseguiu, a de se eleger no último pleito eleitoral a vereadora com 649 votos, ela  é filiada no PSD e foi candidata pela coligação Avança Mais Pinhão.

Indagada sobre o que levou as pessoas a votarem nela, ela diz representar a esperança. “ As pessoas acreditaram na esperança do novo devido a tudo que aconteceu a nível nacional. A esperança de que o jovem pode fazer alguma coisa diferente. Como eu não tenho experiência, as pessoas percebiam que eu estava aberta a sugestões. Acredito que foi pela esperança e pelo afeto, muitos viram em mim seus netos, porque tive uma aceitação muito grande junto aos idosos. A palavra é esperança de dias melhores, penso que me deram a oportunidade por ser nova e por ser mulher, pelas novas ideias.”

A jovem deseja ser um estímulo aos jovens, “Acredito que os jovens tem que se envolver com a política, ela está em tudo, quero ser a injeção de ânimos para eles virem para a política.”

Letícia contou à reportagem do FATOS DO IGAUÇU que desde pequena queria ser vereadora. “Desde os seis anos de idade, quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, eu respondia quero ser vereadora, sempre gostei de ir nos comícios. E sempre falei que quando completasse 18 anos seria candidata. Sou jovem e penso que as pessoas precisam também dos jovens, temos que nos envolver na política.E porque acho que além de criticar as pessoas precisam ajudar, participar, por isso resolvi sair candidata.”

Sobre a campanha, a vereadora eleita afirma que foi um período difícil, pois tinha que dividir o seu tempo com a faculdade, mas que foi muito bom ter vivido esse processo “Foi uma experiência muito boa, mas com dias bem estressantes. Criei vínculos com pessoas que nunca imaginei que conheceria. A experiência me proporcionou uma nova visão da realidade, a campanha nos aproxima, nos leva a conviver com realidades diferenciadas da nossa. Para mim foi uma experiência maravilhosa, eu adorei

Sobre sua inexperiência na política para desenvolver o seu papel de vereadora, Letícia busca apoio em que tem conhecimento para ajudá-la “Já estou procurando me inteirar das questões políticas, estou estudando. Tenho procurado pessoas com mais experiência para me auxiliar sobre as questões da agricultura, saúde, para que eu possa saber quais as necessidades do povo. Mas para a tarefa de ser vereadora, apresentar projetos, fiscalizar,estou com muita energia.” A jovem não definiu uma área de atuação no legislativo, “Estou buscando projetos que ajudem a todos. Fui buscar emendas para agricultura, pois peguei uma votação expressiva no interior. Estou analisando alguns projetos da área da saúde, que vi em outras cidades e penso que são bons. E quero trabalhar com as questão dos jovens.”

Letícia falou do desejo de atuar junto à Câmara Mirim e de um projeto que pretende propor. “Eu estou disposta a estar à frente da Câmara Mirim, até porque eu tive uma aceitação muito grande das crianças. Quero implantar a Câmara Jovem. A ideia é ficar à frente das duas.”

Se está pronta para ser uma vereadora da oposição, a jovem vereadora respondeu que considera que vai ser tranquilo “Claro, seria melhor se fosse situação, mas estou tranquila, porque não vou trabalhar em cima da questão partidária ou de ser oposição, mas para a população, o que for bom para o povo vou aprovar.”

Letícia foi firme no propósito de ir para a disputa da presidência do legislativo, “Sim, quero ser presidente da câmara, já que entrei na chuva é para me molhar. Podem achar que sou muito nova, mas eu penso que posso ser sim, estou com toda energia e sou candidata a presidente sim.”

A vereadora eleita agradeceu os votos recebidos e falou da responsabilidade que tem em relação a esses votos. “Quero agradecer as pessoas que trabalharam e se envolveram na campanha, as pessoas que me receberam e me acolheram tão bem nas suas casas. Acredito que tenho uma responsabilidade muito grande, já que tive uma votação expressiva de honrar esses votos recebidos com muito trabalho e estando muito perto da população. Quero agradecer aquelas pessoas que não consegui visitar, mas mesmo assim votaram em mim. Quero agradecer as pessoas por terem confiado em mim mesmo eu não tendo experiência, acreditaram na minha capacidade e me deram a oportunidade que eu tanto pedi e dizer a elas que elas não vão se arrepender.”

Ao término da entrevista, Leticia acabou deixando escapar que tem sonhos altos na política. “As pessoas que votaram em mim não vão se arrepender, porque tenho muita energia, muita vontade de fazer e uma pretensão bem grande na política, que é de ser prefeita de Pinhão.”

Compartilhe

Veja mais