Eddie Van Halen

Eddie Van Halen influenciou gerações do hard rock

narion coelho

 

Por Narion Coelho

 

Eddie Van Halen, o guitarrista autodidata do Van Halen que influenciou gerações de músicos com seus licks licks, morreu hoje após lutar por 10 anos contra um câncer de garganta. Ele tinha 65 anos e havia lutado contra problemas de saúde e vícios por vários anos. Seu filho e colega de banda, Wolfgang Van Halen, anunciou a notícia nas redes sociais:

https://www.instagram.com/p/CGA4YQmlmSr/?utm_source=ig_web_copy_link

“Eu não posso acreditar que estou tendo que escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir. Cada momento que compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente.

Meu coração está partido e acho que nunca vou me recuperar totalmente dessa perda.

Eu te amo muito, pai.”

Famoso por sua guitarra vermelha e branca, Van Halen introduziu sons inteiramente novos ao hard rock. Ele está em primeiro lugar na pesquisa de 2012 da Guitar World dos Melhores guitarristas de todos os tempos e em oitavo na lista de 2015 da Rolling Stone.

Eddie e sua famosa guitarra vermelha e branca.
Eddie e sua famosa guitarra vermelha e branca. | Foto: reprodução

O Van Halen está entre as bandas de hard rock mais populares de Los Angeles, o que diz muito. Praticamente todo guitarrista de heavy metal que surgiu no final dos anos 1970 ou início dos anos 80, quando o gênero estava em seu auge comercial, tem uma dívida com o Van Halen e seu músico singular.

O Van Halen está entre as bandas de hard rock
O grupo Van Halen | Foto: reprodução

Nascido em 26 de janeiro de 1955, em Nijmegen, Holanda, Eddie foi membro fundador da banda que levava seu nome, junto com seu irmão mais velho Alex Van Halen. Depois de se mudar da Holanda para o sul da Califórnia no início dos anos 1960, os irmãos se juntaram ao cantor David Lee Roth e ao baixista Michael Anthony para criar um dos maiores e mais populares grupos de rock ‘n’ roll.

O Van Halen acumulou uma dúzia de álbuns de multiplatina; ocupa a 20ª posição entre todos os artistas em vendas de álbuns nos EUA, com mais de 56,5 milhões; e deixou um legado de canções clássicas, shows ao vivo memoráveis ​​e deboche infame.

Saindo de Pasadena, em 1977, o quarteto assinou contrato com a Warner Bros Records, e seu álbum de estreia homônimo de 1978 tornou-se um grande sucesso. Apesar de mal chegar ao top 20 nacional, o Van Halen passaria mais de três anos na Billboard 200 e recebeu o disco de platina por 10 vezes.

1978
Capa do primeiro álbum do grupo Van Halen lançado pela Warner Bros. Records, “1978” | Foto: reprodução

O álbum trazia um cover do clássico dos Kinks “You Really Got Me” que atingiu o top 40, mas sua introdução instrumental no álbum tem sido alimento para guitarristas de hard rock desde então. “Eruption” apresentou a técnica de “tapping” com as duas mãos que o Van Halen aperfeiçoou e popularizou. O álbum também apresenta clássicos do rock como “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love”, “Runnin’ with the Devil ”,“ Atomic Punk ”e“ Feel Your Love Tonight ”. Em 1983, em uma parceria com Michael Jackson, Eddie tocou o solo do hit Beat It , quebrando as barreiras que ainda existiam entre o rock e a black music americana. Aquele inconfundível riff é considerado como um dos melhores de todos os tempos até hoje.

Em 9 de janeiro de 1984, o grupo Van Halen lançava o álbum “1984” com a música “Jump”, uma composição que passaria cinco semanas no topo da Billboard Hot 100, apresentando o Van Halen às massas pop e dando ao grupo sua primeira indicação ao Grammy.

1984
A música “Jump” do álbum 1984 rendeu a primeira indicação do grupo ao Grammy. | Foto: reprodução

A turnê que se seguiu esgotou ao redor do mundo e incluiu uma vaga como atração principal no “Heavy Metal Sunday” no Festival dos EUA, que atraiu cerca de 400.000 fãs ao Parque Regional Glen Helen, a leste de Los Angeles, naquele fim de semana do Memorial Day. Em 1985, após desavenças com o grupo, Roth deixa a banda e Sammy Hagar o substitui, dando início a uma nova era na banda, também com muitos hits. Com Roth no grupo, lançaram o álbum 4140, que foi o primeiro a atingir o topo das paradas americanas, com faixas como “Why Can’t This Be Love” e “Summer Nights”.

O álbum Balance, de 1995, lançou mais um hit do grupo, desta vez a balada “Can’t Stop Lovin’ You” , e também foi o último álbum com Sammy Hagar nos vocais.

Balance colocou o grupo nas paradas de sucesso depois de 10 anos. | Foto: reprodução

Em 2007, Eddie foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll e o último álbum do grupo, A Different Kind of Truth, de 2012, contou com o retorno de David Lee Roth nos vocais e o filho de Eddie, Wolfgang, no baixo, substituindo Michael Anthony.

O álbum “A Different Kind of Truth” foi o último álbum do grupo Van Halen e contou com David Lee Roth de volta aos vocais. | Foto: reprodução

Fonte: Deadline, Veja

Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

Compartilhe

Veja mais