confira os easter eggs de wandavision

Confira todos os easter eggs de Wandavision, e conheça as referências a sitcoms, filmes e HQs

Por Narion Coelho

O MCU sempre adorou um easter egg, mas a série WandaVision levou essa tradição a um outro patamar. 

Cada episódio da primeira produção Marvel/Disney+ está cheio de referências e significados escondidos, seja homenageando comédias de TV famosas, ligando para outros momentos do MCU ou fazendo alusões aos quadrinhos clássicos.

Tentar descobrir todos os mistérios do programa é como ser Jimmy Woo e seu quadro branco todo rabiscado tentando encontrar conexões. 

Então, trago alguns dos muitos  easter eggs de WandaVision que  você pode ter perdido em cada episódio.

Episódio 1: “Gravado ao vivo com platéia”

easter eggs de Wandavision - episódio 1
Foto: Marvel Studios

Wandavision começa no final dos anos 50 e início dos anos 60, remetendo a clássicos em preto e branco como I Love Lucy e The Dick Van Dyke Show . 

As referências ao Dick Van Dyke Show são mais óbvias, desde o layout da casa do casal até a cena de Visão passando pela poltrona.

Aliás, essa é uma referência direta ao famoso tropeço de Van Dyke nos créditos de abertura do sitcom.  

Durante o jantar com os Harts, o rótulo da garrafa de vinho escrito Maison du Mepris (em tradução literal “Casa do Desprezo”) fica em destaque.

Sendo assim, a cena parece uma referência à uma das mais famosas histórias de HQ da Bruxa Escarlate, a Dinastia M, que parece ser a base da série, desde o enredo até os visuais

Essa saga mostra a história de Wanda enquanto ela sofre um colapso mental e altera a realidade ao seu redor. 

Os primeiros episódios quase não mencionam a vida de Wanda e Visão antes de Westview, mas a piada de Wanda sobre “meu marido e sua cabeça indestrutível” é uma referência direta à morte de Visão em Vingadores: Guerra do Infinito, quando Thanos esmagou seu crânio e arrancou a Jóia da Mente de sua testa.

Números são um tema recorrente em toda a WandaVision, e um dos primeiros que vemos é o número do endereço de Wanda e Vision: 2800 . 

Na série de HQs Visão de Tom King e Gabriel Hernandez Walta – outra grande influência para o programa – Visão e sua família vivem na casa número 616, uma referência à Terra-616, o universo onde vive a maioria dos personagens de quadrinhos da Marvel. 

Será que os eventos de WandaVision ocorrem em um universo diferente, a Terra-2800?

INTERVALO COMERCIAL

O primeiro episódio também apresenta outro tema : intervalos comerciais dentro de Wandavision. 

Cada anúncio menciona um momento importante na vida de Maximoff.

Dessa forma, o primeiro é um anúncio da Stark Industries ‘Toast Mate 200, que remete à infância de Wanda, quando ela e seu irmão Pietro ficaram presos nos escombros de sua casa de infância, ao lado de uma bomba piscando. 

Como a torradeira, a bomba foi fabricada pelas Indústrias Stark e ambas têm uma luz vermelha piscando. (É também a primeira vez que vemos cores no episódio.) 

Easter Eggs de Wandavision – Episódio 2: “Não mude de canal”

Foto: Marvel Studios

Com o episódio 2, o mundo da sitcom de WandaVision vai para o final dos anos 60.

Agora, a série inspira-se em programas como A Feiticeira Jeannie é um Gênio – duas histórias icônicas sobre uma mulher mágica tentando se encaixar em uma vida normal. 

O tema de abertura deste episódio é outra forte referência a A Feiticeira, com sua melodia rápida e estilo animado. 

A animação em si tem algumas referências a momentos dos quadrinhos, como anúncios falsos no supermercado de “Bova Milk” e “Auntie A’s Kitty Litter”. 

Nos quadrinhos, Bova Ayrshire é uma vaca falante que serviu como parteira da mãe de Wanda, e Tia A parece uma referência direta a Agatha Harkness. 

Os créditos animados também apresentam brevemente o que parece ser o capacete do Grim Reaper – um inimigo de Visão dos quadrinhos.

INTERVALO COMERCIAL

Nosso segundo comercial é um anúncio brilhante de um relógio Strucker , referenciando o vilão da HYDRA, Wolfgang von Strucker. 

Em Vingadores: Era de Ultron, descobrimos que Von Strucker é responsável pelos experimentos em Wanda e Pietro, o que deu a eles seus superpoderes. 

Também vale a pena notar: os ponteiros do relógio estão sobre os números 2 e 8 ( segunda vez que vemos esses números no show.)

Episódio 3: “Agora em cores”

easter eggs de Wandavision - episódio 3
Foto: Marvel Studios

Chegamos à década de 1970! 

Todos aqueles painéis de madeira e o esquema de cores laranja e azul-petróleo fazem o “novo cenário” de Wanda e Visão parecer saído de Família Sol-Lá-Si-Dó ou Tudo em Família. 

O show ainda zomba do truque clássico de tentar esconder a gravidez de uma atriz na tela vestindo casacos grandes e segurando objetos aleatórios.

O episódio termina com o nascimento dos gêmeos de Wanda e Vision, Tommy e Billy. 

Nos quadrinhos, os dois irmãos têm uma história selvagem e eles eventualmente se tornam super-heróis, conhecidos como Speed ​​e Wiccan.

INTERVALO COMERCIAL

O anúncio desta semana é do Hydra Soak, um pó de banho espumante cujo logotipo tem um polvo HYDRA familiar. 

O produto promete ajudar a “escapar para um mundo todo seu, onde seus problemas flutuam”, uma referência a como o experimento da HYDRA desbloqueou os poderes de Wanda e a deixou começar uma nova vida – ou como Wanda fugiu de seus problemas escapando para o mundo de fantasia de Westview.

Easter Eggs de Wandavision – Episódio 4: “Interrompemos este programa”

Foto: Marvel Studios

O primeiro episódio ambientado inteiramente no “mundo real” reintroduz alguns rostos familiares do MCU: Monica Rambeau (vista pela primeira vez quando criança em Capitã Marvel), Jimmy Woo (apresentado em Homem-Formiga e a Vespa), e Darcy Lewis (dos filmes originais de Thor ). 

Descobrimos que a mãe de Monica, Maria Rambeau , fundou o SWORD, e há um breve close de seu nome e seu antigo indicativo da Força Aérea: “Photon”. 

Nos quadrinhos, Monica é uma super-heroína que passou por vários nomes ao longo dos anos, mas talvez seja mais conhecida como – você adivinhou – Photon.

Jimmy dá algumas dicas em sua teorização metódica no quadro branco. 

Ele não apenas aponta a forma hexagonal da anomalia Westview, mas também se pergunta se Skrulls podem estar por trás de tudo isso, chamando de volta os vilões que mudam de forma (que acabaram por não ser tão vilões) de Capitã Marvel.

Episódio 5: “Em um episódio muito especial”

easter eggs de Wandavision - episódio 5
Foto: Marvel Studios

Bem vindo aos anos 80! 

Depois de iniciar o episódio com uma balada longa e apropriada à época, WandaVision entra em uma das eras douradas do gênero, inspirando-se nos programas clássicos dos anos 80 e início dos anos 90, como Caras & Caretas e Tudo em Família .

O diretor de WandaVision , Matt Shakman, tem uma ligação particular com a época, pois era um ator infantil e estrelou o spin-off de Tudo em Família intitulado Just the Ten Of Us.

E, claro, não podemos falar sobre os icônicos seriados dos anos 80/90 sem falar sobre Três é Demais, estrelando as irmãs de Elizabeth Olsen, Mary-Kate e Ashley. A cena do piquenique na música tema deste episódio é uma referência óbvia à icônica abertura de Três é Demais .

Este episódio também apresenta brevemente o cachorro Sparky, que é o mesmo nome do cachorro da série de HQ Visão de Tom King .

Apresentando … Pietro Maximoff ! Evan Peters faz uma aparição surpresa como o irmão há muito perdido de Wanda.

O envolvimento de Peters não é apenas uma referência óbvia aos X-Men, mas também uma crítica sobre a reformulação da sitcom: lembre da Tia Viv em Um Maluco no Pedaço ou Darrin Stephens em A Feiticeira.  

INTERVALO COMERCIAL

Os intervalos comerciais voltam, desta vez vendendo toalhas de papel Lagos com o slogan “para quando você faz uma bagunça que não queria!” 

Esta é uma referência não tão secreta ao início do Capitão América: Guerra Civil, onde Wanda se junta aos Vingadores em uma missão em Lagos, Nigéria. 

Ao tentar conter uma explosão e parar um grupo de mercenários, os poderes de Wanda inadvertidamente derrubam um prédio próximo, matando vários civis e desencadeando o Acordo de Sokovia – que levou à separação da equipe e ao conflito entre o Capitão América e o Homem de Ferro.  

Easter Eggs de Wandavision – Episódio 6: “Um Halloween Assustadoramente Inédito!”

Foto: Marvel Studios

Pulamos os anos 90 e chegamos ao início dos anos 2000, remexendo na caótica dinâmica familiar de Malcolm. Até mesmo as fontes nos créditos iniciais são uma combinação perfeita.

Este episódio apresenta uma tradição de TV: o episódio de férias! É Halloween em Westview, e é hora de vestir a fantasia. 

Wanda e Visão afirmam que estão fantasiados de cartomante sokoviana e lutador mexicano, mas qualquer fã de HQ sabe que esses trajes coloridos são os uniformes originais de Wanda e Visão nos quadrinhos. 

A fantasia de Pietro também remete ao seu visual original, vestindo um traje prata e azul e pintando seu cabelo de prata com spray.

Porém, os adultos não são os únicos com fantasias significativas: Billy e Tommy também se vestem com roupas familiares. Tommy (que se torna Speed) segue os passos de seu tio rápido como um relâmpago, enquanto Billy (que se torna Wiccan) coloca a capa vermelha e a bandana grossa que usa nos quadrinhos.  

Enquanto conversava com Pietro, Wanda diz claramente a palavra Kick-Ass, que é o nome do filme de super-heróis de Matthew Vaughn (2010) estrelado por Aaron Taylor-Johnson (Pietro original) e Evan Peters (novo Pietro). 

Enquanto os Maximoffs fazem travessuras em Westview, vemos que o cinema local está exibindo Os Incríveis (um filme sobre uma família de super-heróis) e Operação Cupido (um filme sobre gêmeos – e identidades falsas).

INTERVALO COMERCIAL

Nenhum dos comerciais trata de eventos particularmente animadores do passado de Wanda, mas este – um anúncio do iogurte Yo-Magic – é especialmente desolador. 

Um jovem náufrago da ilha recebe um copo de iogurte de um tubarão, mas não consegue abrir o presente e acaba morrendo de fome. 

Este é um pouco enigmático, mas pode estar se referindo a como a maioria dos voluntários da HYDRA morreram quando expostos à Pedra da Mente. 

Apenas alguns poucos selecionados – como Wanda e Pietro – foram capazes de resistir à experimentação, liberando seus poderes internos.  

Episódio 7: “Derrubando a Quarta Parede”

easter eggs de Wandavision - episódio 7
Foto: Marvel Studios

Na última paródia de sitcom, chegamos ao final dos anos 2000. 

Wanda faz sua melhor impressão de Julie Bowen enquanto o show presta homenagem aos intervalos da quarta parede e entrevistas confessionais de Modern Family. 

Dê uma olhada com mais calma na placa nos créditos de abertura: Os números 12-28-22 representam o aniversário do ícone da Marvel Stan Lee.

Enquanto vagava pela cozinha tendo um colapso mental, Wanda se serviu de uma tigela de “Sugar Snaps” – uma referência ao snap que alterou o universo de Thanos, sem dúvida. 

A caixa de cereal também tem um palhaço estampado, provavelmente uma referência aos agentes do SWORD que foram arrastados para o Hex e se juntaram ao circo.

Muitos personagens falam e fazem contato visual com a câmera neste episódio, mas em um ponto, Visão homenageia John Krasinski, e dá um olhar cúmplice para o público que parece saído de The Office.  

Wanda e Visãon não são os únicos com superpoderes: a jornada de Monica para o Hex aparentemente reescreve seu DNA, dando a ela os poderes de energia que ela tem nos quadrinhos. 

Enquanto ela ultrapassa a fronteira, podemos ouvir flashbacks de áudio do Capitã Marvel , apresentando as vozes de Maria Rambeau, Nick Fury e a própria Capitã Marvel.

Além de ser um bop genuíno , “Agatha All Along” homenageia os temas assustadores de sitcom do passado, como Os Monstros e A Família Adams.

INTERVALO COMERCIAL

O comercial final é uma promoção animada para o Nexus, descrito como “um antidepressivo exclusivo que funciona para ancorá-lo de volta à sua realidade – ou à realidade de sua escolha.” 

É uma referência óbvia de como Wanda escapou para uma falsa realidade para evitar o confronto com sua dor, mas também tem um significado mais profundo: nos quadrinhos, o Nexus of All Realities é um portal que leva a várias realidades e dimensões .

Easter Eggs de Wandavision – Episódio 8 : “Nos capítulos anteriores”

Foto: Marvel Studios

Agatha Harkness destaca-se nos primeiros momentos deste episódio, quando o logotipo familiar do Marvel Studios fica roxo para combinar com seus poderes. 

Não apenas aprendemos sobre sua história mágica como uma bruxa em Salem em 1693, mas também a história por trás de seu broche – que ela tirou do corpo ressecado de sua mãe e usa em todos os episódios.

Este episódio explica a obsessão de Wanda por sitcom, mas também há pistas escondidas nos programas específicos que ela assiste. 

O episódio de The Dick Van Dyke Show que ela escolheu é um dos mais famosos do programa: “It May Look Like a Walnut” da 2ª temporada 

No episódio, Van Dyke fica obcecado por um filme sobre alienígenas que invadem a Terra disfarçados de nozes.

A obsessão é tanta que ele começar a acreditar que sua própria família e vizinhança foram invadidas. No final, a falsa realidade que ele construiu em sua cabeça não passa de um sonho – parece familiar?

O episódio de A Família Dó Ré Mi que Wanda assiste também tem um significado oculto: é o episódio da primeira temporada em que Cindy perde sua boneca de brinquedo (que ela vê como um bebê de verdade). 

Pode ser um prenúncio de Wanda perdendo seus filhos, que podem ou não realmente existir fora do Hex. 

E também é um retorno ao episódio 3, onde Visão pratica suas habilidades de troca de fraldas em uma boneca.

A escolha de cores e roupas continua a ser importante para este show: Em flashbacks, vemos as crianças Wanda e Pietro em seus familiares esquemas de cores de vermelho e prata azulado. 

Também vemos a mãe de Wanda colocar as mãos de brincadeira sobre os olhos, provavelmente uma referência à “saudação tradicional de Sokov” no episódio 1 de Wandavision.

Quando Wanda invade o quartel-general da SWORD e usa sua magia para escanear o corpo sem vida de Vision, ela se desmancha em lágrimas e diz: “Não consigo sentir você”. 

É um paralelo comovente com as últimas palavras de Visão em Vingadores: Guerra do Infinito, quando Wanda vai destruir a Jóia da Mente na testa de Visão, e ele a assegura que não sente dor: “Eu apenas sinto você.”

coração vermelho que Visão desenhou na escritura de sua casa em Westview aparece algumas vezes ao longo da série: primeiro no calendário no episódio 1, e depois novamente em outro calendário na abertura do episódio 7.

O Audi de Wanda tem placa do estado de Nova York – com o bordão familiar de Stan Lee, ” Excelsior “.  

Quando Wanda primeiro transforma Westview e envia a cidade de volta aos anos 1950, vemos algumas mudanças importantes. 

Primeiro, quando Wanda usa sua magia para construir a casa ao seu redor, a cena lembra muito a estética familiar da HQ Dinastia M.

Olhando em volta, um anúncio pintado na parede agora mostra outro produto de limpeza Lagos que “Facilitará a limpeza!” – mais uma referência a Lagos, Nigéria e Thanos. 

E, finalmente, a marquise do cinema local muda de “Tannhauser Gate” (uma referência a Blade Runner ) para Big Red and Kidnapped – dizendo que a cidade agora está sendo mantida como refém pela própria “Big Red”, também conhecida como Feiticeira Escarlate. 

Episódio 9: “O grande final”

easter eggs de Wandavision - episódio 9
Foto: Marvel Studios

O episódio final troca o estilo de sitcom por uma ação mais tradicional da Marvel, mas ainda existem alguns easter eggs de Wandavision.

O teatro cinema agora está apresentando o filme Oz: Mágico e Poderoso (2013), que foi dirigido por… Sam Raimi! Ele será o diretor de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura em 2022.

Há também outra referência ao filme Oz, quando Wanda joga um carro em Agatha e ela acaba embaixo dele nos destroços. 

Não são chinelos de rubi, mas as botas pretas de Agatha nos lembram uma certa Bruxa Malvada que tinha uma casa caída em cima dela.  

Falando do Feiticeiro Supremo, seu nome aparece neste episódio quando Agatha diz a Wanda que a Feiticeira Escarlate é ainda mais poderosa do que o mago de Benedict Cumberbatch. 

Elizabeth Olsen está confirmado no elenco de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e, a última cena pós-créditos, mostra Wanda usando a projeção astral para estudar o Livro dos Condenados (Darkhold) enquanto seu corpo físico está em outro lugar. 

Agatha avisa que a Feiticeira Escarlate está destinada a destruir o mundo. Então, o Doutor Estranho se juntará a Wanda ou tentará impedi-la?

Além disso, os estudos de Wanda são interrompidas pelas vozes de seus filhos pedindo ajuda.

Tenho quase certeza de que essa não é a último vez que vimos Billy e Tommy.

O último dos easter eggs de Wandavision é a outra cena pós-créditos centrada em Monica Rambeau, que fica cara a cara com um Skrull disfarçado de agente do FBI.

O Skrull informa a Monica que um dos amigos de sua mãe quer se encontrar com ela no espaço – provavelmente Nick Fury ou Skrull Talos. De qualquer forma, é um “gancho” para Capitã Marvel 2 , dirigido por Nia DaCosta e estrelado Brie Larson (Capitã Marvel) e Iman Vellani (Miss Marvel).

Se você quiser saber mais sobre entretenimento, games e tecnologia, siga a Cultura Pop no Twitter Facebook.

Fonte: Entertainment Weekly

Compartilhe

Veja mais