Anúncios fakes costumam conter vírus que captam dados das pessoas

Por Nara Coelho

Está circulando nas redes sociais um anúncio de vagas para servente, merendeira, segurança, porteiro, cuja chamada principal era “prefeitura” e o número de vagas era grande, 98, com salários de R$1.400,00 a quase R$3.000,00.

Em tempo de crise, com esses dados,  o anúncio se tornou um ótimo chamariz para as pessoas clicarem em cima e fazer o que o próprio anúncio dizia, repassar a quem está precisando trabalhar.

Post circulando nas redes sociais

É Fake News

É um anúncio falso, que visa a disseminação de vírus, que capturam dados das pessoas.

Ao ser repassada sem critério, as pessoas acabam disseminando uma falsa notícia e vírus que podem fazer sérios estragos na memória dos celulares, note book e similares, ou, o que ainda é pior, capturar dados das pessoas que vão dos endereços e números de documentos a senhas de bancos.

Observando os detalhes

Nesse anúncio, em particular, vem em caixa alta e negrito a palavra prefeitura, mas não informa de qual município.

É preciso parar, pensar e lembrar que  as prefeituras não disponibilizam vagas dessa forma, elas contratam por concurso, por teste seletivo, ou por meio de cargos comissionados, que nesse caso é um convite direto do prefeito a alguém.  

No link para clicar ele é bem incompleto e estranho, inclusive não informa a quem está ligado.

É importante prestar atenção

Quando a notícia, anúncios de empregos, campanha de distribuição de produtos de beleza, entre outros são falsos, eles têm várias falhas e erros, é só prestar atenção.

Esmola de mais o santo desconfia

Os antigos costumavam dizer que quando a esmola é demais o santo desconfia, pois esse é o caso, todas as vezes que aparece nas redes sociais anúncios que mostram situações que não condizem com a realidade, ou que a oferta é demais, devemos ficar atentos, desconfiar, verificar as fontes antes de repassar.

É comum aparecer por exemplo no WhatsApp, campanha de grandes empresas de produtos de beleza estarem distribuindo um produto x, que são na realidade anúncios falsos que visam exclusivamente conseguir os dados das pessoas.

Esse tipo de armadilha vem inclusive na questão das crianças doentes ou desaparecidas, sempre antes de repassar ou enviar ajuda é preciso verificar a informação. Infelizmente as pessoas más intencionadas usam as emoções das pessoas para tirarem proveito próprio.

Dicas para identificar um Fake News

Vá além do título, os títulos são atraentes, procurando tirar a atenção de dados importantes como quem está anunciando, data que foi postado.

Clareza da informação, desconfie de informações extremistas e com informações vagas. Informações bem escritas e claras, acompanham fontes e confirmam a possibilidade de aquela notícia ser verdadeira.

Em outros sites, confira sempre se existe alguma matéria publicada em outros sites sobre aquele determinado assunto, verifique se ela pode ser acessada em diversos veículos de alta circulação e confiabilidade.

Vá ao site oficial quando é anúncio de campanhas, distribuição de produtos gratuitos, vá ao site oficial da empresa, verifique se a campanha está lá.

Fake News costumam utilizar fatos distorcidos, é comum utilizarem capas de revistas, manchetes que já circularam, com conteúdo distorcido, por isso é importante ir à fonte original.

Antes de compartilhar, verificar, é muito importante conferir antes de compartilhar, sempre tire um tempo para validar aquilo que você está repassando, não apenas compartilhe logo de cara. Sempre que tiver dúvidas sobre o conteúdo recebido, a melhor opção é não compartilhar.

Compartilhe

Veja mais