Rev. Sandro

Como dormir bem com tudo o que está acontecendo? Como dormir bem quando há alguém doente na família? Como dormir bem com essa Pandemia que ainda é politizada em nosso meio? Como dormir bem se a vacinação nem bem começou e já há casos de escândalos e gente politizando a vacina? Como dormir diante das incertezas em relação ao ensino? Híbrido? Presencial? Online? Como dormir bem com os conflitos pessoais e familiares? Pois é, são muitas coisas que podem tirar o nosso sono. Quantas vezes você colocou a cabeça no travesseiro e nada de dormir? Quantas vezes acorda a noite pensando em algo, e o sono parece se esconder? 

Um dos segredos para uma vida saudável é ter boas noites de sono. Dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, ter disposição e prevenir doenças crônicas, enfim revigora o corpo. Uma das táticas do jogador de basquete Lebron James, para manter a alta performance é dormir de oito a de horas por noite. Devemos zelar pelo nosso sono, pois é essencial para nossa felicidade também. Um dos grandes segredos para dormir bem, está na forma como lidamos com os desafios, dificuldades, conflitos da vida.

Diante de uma decisão ou plano que você precisa tomar, é normal ficar de certa forma apreensivo, o que não é normal é deixar que a preocupação em excessivo te domine. Grande parte daquilo de ruim que imaginamos que vai acontecer, não acontece, é coisa apenas de nossa cabeça. Vivemos sim um momento de apreensão, mas devemos entregar diante de Deus o trabalho dos médicos, daqueles que estão aperfeiçoando a vacina. Devemos viver a nossa vida, não ignorando o que está acontecendo, mas ao mesmo tempo, não podemos permitir que tudo isso roube o nosso sono. Isso não é uma tarefa fácil, envolve disciplina, envolve uma luta contra você mesmo, para que as preocupações do dia a dia não cheguem a se tornar em angústia e ansiedade.

Outra questão que devemos cuidar para dormir bem, é do relacionamento familiar, não vá dormir sem antes pedir perdão, se fez ou falou algo que não devia, trate, converse.

Não vá dormir irado, rancoroso com alguém, pois você não consegue dormir. A Bíblia tem um conselho bem prático para com respeito ao rancor: “Não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4.26). O que isso quer dizer? Se você deitar com raiva de alguma coisa que teu cônjuge fez, se for deitar “de mal” com ele ou ela, isso tira o sono. Na verdade, os dois ficam na cama esperando que o outro fale alguma coisa e devido ao orgulho rancoroso, deixam para depois e isso atrapalha o sono. Mas eu gostaria de concluir com um texto bíblico que é desafio para alguns, pedido para outros, realidade de alguns: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu Senhor, me fazes repousar seguro” (Salmo 4.8). O salmista disse isso porque antes, ele entregou tudo o que angustiava seu coração, diante de Deus, pedindo ajuda. Deus nos fez seres que precisam dormir, então significa que o sono é importante.

Se algo tirar seu sono, entrega, coloque diante do Deus Vivo, para que Ele traga alívio, paz e te proporcione todos os dias, noites maravilhosas de descanso. Não vá dormir de mal com seu cônjuge, converse trate e durma em paz, não vá dormir pensando naquilo que pode piorar, seja no trabalho ou em outra esfera, nas crises, antes, entrega diante de Deus e peça ajuda para que te dê sabedoria, discernimento para agir e reagir sabiamente no dia a dia, para que as noites tragam descanso renovador e abençoador. Durma bem.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais