Dando continuidade ao programa de atenção aos hipertensos e diabéticos em Pinhão, na terça-feira, dia 27 de setembro, o grupo recebeu a médica Mariane Cristina de Oliveira, que realizou uma palestra de orientação para o grupo, dando continuidade ao trabalho da Drª Tania Del Rio Boullon, que passou a atender as comunidades do interior.

Entre os assuntos abordados estavam os fatores de risco, os modificáveis e os nãos modificáveis, a dieta alimentar e exercícios físicos. “Temos dados comprovando que de cada 20 pacientes que consultam conosco, de oito a 10 tem problemas de hipertensão ou diabetes e a grande maioria desconhece a enfermidade. Eles só ficam sabendo depois que são alvo das consequências da doença como um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC) entre outras”, alertou a médica.

hiperdia01

Alimentação equilibrada e exercícios físicos contribuem para que os números de pacientes diminuam, porém é também um processo cultural. “As pessoas tem que conhecer bem a doença, os sintomas, as causas, as consequências, se é hereditária. Muitos sabem que devem evitar o sal e a gordura em excesso, mas desconhecem o porquê, apenas diminuem estes itens na alimentação. A atenção da família neste processo de reeducação alimentar fundamental para o sucesso do processo, e de acompanhamento nas consultas durante o tratamento é fundamental”.  Para a próxima reunião agendada em outubro, Drª Mariane abrangerá principalmente o Diabetes e convidará um fisioterapeuta ou um educador físico para orientar os participantes como fazer exercícios físicos em casa. “Também vamos planejar um trabalho organizando um grupo de caminhadas”, anunciou.

Compartilhe

Veja mais