O gibi ajuda a criança a adquirir o gosto pela leitura

As historinhas em quadrinhos encantam os adultos e muito mais as crianças, sejam as de super herói ou as da Turma da Mônica e outras do mesmo estilo.

Além de encantarem os alunos, são consideradas um excelente instrumento pedagógico para incentivar a leitura ou mesmo para serem usadas como suporte para desenvolver conteúdos da área de matemática e ciências.

A pedagoga da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, Selma de França Oliveira, conta que os alunos amam ler os gibis e que ele ajuda muito a desenvolver a leitura. “As crianças se encantam pelas gravuras e vão aos poucos descobrindo a leitura,  nossos alunos gostam mais de ler os gibis que os livrinhos infantis”, declarou ela.

ALFABETIZAÇÃO

As histórias em quadrinhos contribuem para despertar nas crianças o interesse pela leitura e pela escrita e para sistematizar a alfabetização. Como as HQs em geral unem palavra e imagem, elas contemplam tanto alunos que já lêem fluentemente quanto os que estão iniciando, pois conseguem deduzir o significado da história observando os desenhos. A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura e, assim, os gibis podem ter grande eficácia nas aulas de alfabetização.

OS BENEFÍCIOS SÃO MUITOS

Os benefícios da história em quadrinhos para a educação, em particular no ensino fundamental e na alfabetização, são oficialmente reconhecidos. As HQs fazem parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) também incentivam o uso de quadrinhos e indicam que nas bibliotecas é necessário que estejam à disposição dos alunos O PCN lista ainda a HQ como um gênero adequado para o trabalho com a linguagem escrita.

PRECISAM DE GIBI

A diretora da escola Geni Ribas, conta que os alunos gostam e procuram os gibis e que os professores sempre os utilizam como instrumento pedagógico. “A mesma criança lê várias vezes o mesmo gibi, eles gostam de ler mais de uma vez, mas chega uma hora que cansa e como eles são muito manuseados, acabam rasgando, assim, estamos quase sem nenhum gibi, e os alunos nos cobram que querem ler”, detalhou a diretora.

A escola Nossa Senhora da Glória hoje está com quase 200 alunos, e manter a gibiteca com gibis suficientes para atender o interesse das crianças não é nada fácil. “Quando recebemos alguma verba que possibilita, nós compramos, mas, eles são caros e não conseguimos comprar muitos e é preciso de tempo em tempo renovar, assim, estamos contando com a ajuda da comunidade para renovar e aumentar nossa gibiteca”, explicou Geni.

DOAÇOES

Como a escola não consegue resolver o problema sózinha, decidiu realizar uma campanha junto à comunidade para arrecadar gibis.

 As doações podem ser de gibis novos ou usados. Quem quiser pode também doar um valor em dinheiro para a escola comprá-los ou mesmo custear uma assinatura anual para a escola, que hoje está em torno de 165, 00 reais.

As pessoas ou empresas que quiserem fazer doação é só levar até a escola ou ligar para 3677 23 80, que eles irão buscar a doação.

Compartilhe

Veja mais