Crédito: reprodução

DICAS PARA APROVEITAR A BLACK FRIDAY 2020

Pesquisar preços antecipadamente e estabelecer um orçamento ajudam a evitar problemas

Grandes descontos e uma enorme variedade de produtos é a promessa da Black Friday que, neste ano, acontecerá no dia 27 de novembro.

Seguir algumas dicas podem ajudar a economizar mais, evitando estourar o orçamento ou ter outros problemas no futuro.

Separamos algumas dicas para te ajudar a aproveitar as ofertas e gastar menos durante a Black Friday 2020, principalmente em compras online.

Faça uma lista do que pretende comprar

Lista - Black Friday
Crédito: reprodução

Com tantos anúncios de promoções é fácil “cair em tentação” e sair comprando. Para evitar de comprar produtos não tão essenciais, faça uma lista do que pretende comprar e mantenha-se fiel a ela.

Você pode colocar na lista desde itens básicos de higiene (sabonetes, shampoos) até os presentes de Natal da família.

A Black Friday é uma boa oportunidade para comprar aquilo que você compraria normalmente e ainda economizar.

Pesquisar preços com antecedência

Depois de fazer a lista de tudo aquilo que você pretende comprar, acompanhe os preços nas semanas que antecedem a Black Friday. Assim, você consegue avaliar os descontos que as lojas estão aplicando e até mesmo se o preço está subindo de forma suspeita, indicando o famoso “metade do dobro” no dia da Black Friday.

Você pode fazer isso de forma simples com serviços que comparam preços na Internet. Em ferramentas como o Compare TechTudo, a extensão Black Friday de Verdade para Chrome, JáCotei, Buscapé ou o Zoom, é possível visualizar com clareza a evolução dos preços de diversos produtos ao longo dos meses.

Comparar valores em diferentes lojas

Já mencionamos o uso de buscadores de preço para ter uma idéia do custo de cada item da sua lista de compra fora da Black Friday e nos dias que antecedem a promoção.

Outro benefício dos serviços que comparam preços é a possibilidade de listar preços de diferentes lojas para o mesmo produto. Isso permite entender onde você encontra melhores descontos e condições, indicando sempre quem está com valor mais baixo no momento da sua busca.

Verificar o valor do frete para ver se a compra compensa

Queixas relacionadas a fretes abusivos, que acabam eliminando a vantagem do desconto, são muito comuns na Black Friday.

Verifique com atenção o valor do frete antes de fazer a compra. Geralmente, esse custo é calculado de acordo com o seu CEP, na própria página do produto. Cobrar pelo transporte da sua encomenda é algo legítimo, mas valores altos demais, que fazem a promoção não valer a pena, são um truque usado por lojas na Black Friday.

Estabelecer um orçamento prévio

Estabeleça o valor limite que você poderá gastar na Black Friday e tenha uma ideia clara de suas prioridades. Precisa de um notebook novo? Então, evite comprometer sua chance de comprar o laptop ideal gastando em itens não essenciais apenas pelo bom preço. Da mesma forma, saiba conter os impulsos depois de garantir o que era essencial.

Checar a reputação das lojas

Reputação - Black Friday
Crédito: reprodução

Verificar a reputação da loja antes de fazer uma compra, especialmente aquela que você não conhece e onde nunca comprou, evita problemas com lojistas de qualidade inferior e até mesmo golpes relacionados a lojas falsas, algo comum na Internet.

Para verificar a reputação e ver como a empresa interage com seus consumidores e lida com as queixas, o Reclame Aqui é uma boa opção: use o recurso de busca e pesquise pela loja para checar o seu perfil, volume de queixas e como ela se comporta quando alguém reclama do serviço.

Já para identificar lojas falsas e que armam golpes, uma dica é olhar a página Sites Fraudulentos do Brasil no Facebook, que identifica farsas na web, explicando porque o site em questão é suspeito e o motivo para evitá-lo. Outro recurso são listas dos Procons. Essas listas concentram sites irregulares e lojas falsas da Internet.

Escolher o melhor momento para a compra

Como saber o momento ideal para comprar? Não tem uma receita para definir exatamente quando comprar, mas é importante segurar a ansiedade e deixar para fazer a compra no dia ou véspera do evento, já que nessas datas os valores tendem a ser mais baixos do que em pré-promoções.

Vale lembrar que, do ponto de vista dos lojistas, a Black Friday tem data marcada e é nela que a competição pelos clientes é mais acirrada, com descontos partindo de todos os lados. Por conta disso, é importante saber fugir da tentação e deixar para comprar no dia da ação.

Fonte: TechTudo

Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

Faça seu comentário