Rev. Sandro

Este título aponta para algo que todas as pessoas deste mundo enfrentam, dias difíceis. É uma certeza que as pessoas não gostam de pensar, e realmente a vida se torna muito desanimadora se você ficar na expectativa dos dias difíceis, das pressões, das perdas, das dores, das angústias, das decepções e outros.

Alguns de tão traumatizados pelas adversidades, não conseguem desfrutar, descansar, se alegrar quando as coisas estão bem. Quando vai bem, ficam pensando quando vai piorar. A verdade é que não tem como evitar os dias difíceis, e como esses dias marcam a vida das pessoas. As perdas, as lutas, os conflitos, não se apagam da memória, e não tem como ignorar, fingir, mudar de lugar, enfim, o que de fato se pode fazer, é aprender a lidar com tudo isso e aí que mora um grande desafio.

Diante da perda, e de situações desesperadoras, não se tem que parecer forte, não se pode ignorar o luto, chorar, lamentar, ficar sem reação faz parte do ser humano e faz parte do processo de como aprender a lidar com isso. Não tem como sair rindo diante de um diagnóstico desagradável, diante das notícias ruins. As reações podem ser diferentes, quanto ao temperamento, quanto ao tempo, a grande questão é – todos sentem.

Em tudo isso gostaria de considerar algumas lições. A primeira já foi colocada, e visa justamente não ignorar os dias difíceis. A segunda é, apoio das pessoas a sua volta, principalmente da família, é interessante observar que o fato de você ter um amigo por perto, por mais que não fale nada e não tenha o que falar, mas a presença, o abraço, é curativo.

Dias difíceis podem levar você a uma maior unidade familiar, olhar mais aqueles que estão ao seu lado. A terceira é reconhecer a brevidade e ao mesmo tempo a fragilidade da vida, tudo isso para levar a aproveitar a vida do jeito certo, desfrutar mais desse presente maravilhoso que é a vida. Não perder tempo com coisas que não valem a pena, não permitir que a mágoa te afaste do outro, não alimentar superficialidades vazias, pois o tempo está passando.

Reconhecer a fragilidade da vida leva o ser humano a ser mais humilde, piedoso e não vai perder tempo com o que não vale pena. A mais importante de todas deixei por último, não deixe de considerar DEUS nos dias difíceis. Se existe alguém que pode te segurar pela mão quando o chão desaparecer debaixo de seus pés, esse alguém é DEUS. Deus não deixa de ser Deus nos dias difíceis, nos dias de perda, nos dias de adversidade.

Você pode não entender os dias difíceis, mas não deixe de colocar isso diante de Deus, mesmo que pareça que Ele não te ouve, “brigue” com Ele, coloque diante Dele o que se passa em seu coração e mente, pois Deus no tempo oportuno traz uma paz que excede todo o entendimento.

Quando se sentir desesperançoso, saiba que Deus pode pastorear, cuidar de seu coração, de seus sentimentos, das angústias e tudo mais. Jesus mesmo afirmou que “no mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, EU venci o mundo” (João 16.33). Para não se perder nos dias de perdas, de aflições, vale a pena entregar-se nas mãos Daquele que consola, conforta, que está ao seu lado nos dias mais belos e nos dias mais difíceis, na calmaria e na tempestade, quando tudo vai bem e quando tudo não vai bem.

Que o ETERNO DEUS, fortaleça corações enlutados, cansados pelas adversidades, quebrados pela dor e pelos conflitos. Não se pode evitar os dias difíceis mas todos, inclusive eu, podemos contar coma força, cuidado, ânimo, direção do Deus que está conosco todos os dias; que assim seja na vida de todos nós.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Fone: 999813992/https://www.facebook.com/heavy.sandro

Compartilhe

Veja mais