Mara Dallagnol, coordenadora do departamento. | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A secretaria de Administração de Reserva do Iguaçu tem junto a ela o   departamento Desenvolvimento Econômica e Turismo, quem está à frente é Mara Dallagnol, que traz para a coordenação do departamento a sua experiência junto ao poder público, pois já atuou na secretaria de assistência social, planejamento, entre outros setores.

UM DEPARTAMENTO COM DIVERSOS SERVIÇOS

 Mara conta que é um departamento que comporta vários serviços, a carteira de identidade o RG, a carteira de trabalho, “Inclusive estamos nos organizando para fazer novamente o mutirão dos documentos, pois percebemos que muitos reservenses ainda não os têm”.

Também a Junta Militar, que concede o certificado de reservista, os comerciantes podem solicitar o PrevFogo, que é a certificação dos bombeiros, o Seguro Desemprego, bem como a proposta da Empresa Fácil.

BANCO DE FOMENTOS

Há um bom tempo o município buscava o banco de crédito Fomento Paraná, agora eles conseguiram.

Todos os reservenses que desejam um crédito para ampliar seu negócio ou mesmo abrir uma empresa podem buscar o Banco de Fomento, mesmo os profissionais autônomos, pois os empréstimos são realizados tanto por meio dos CNPJ como dos CPF, a exigência é que os interessados não tenham restrições no Cadin, ou seja, tenha o nome limpo na praça e que o empréstimo seja para movimentar o setor de negócios locais. “Banco de Fomento possibilita a movimentação econômica do município e também realiza a geração de renda e emprego”.

SALA DO EMPREENDEDOR

Na sua coordenação está a Sala do Empreendedor, que presta toda orientação para o microempreendedor, hoje em Reserva do Iguaçu há 187. As orientações vão da abertura da empresa ao acompanhamento e busca de capacitação para esses empresários.

A Sala é uma parceria com o Sebrae e mensalmente são oferecidos cursos aos proprietários das MEIS. “Realizamos oficinas, workshop, assessoria contábil, buscamos atender a demanda que eles nos trazem e muitas vezes percebemos uma necessidade e vamos em busca da capacitação”.

FEIRA DO COMÉRCIO

O Departamento está envolvido com as comemorações do aniversário do município.

No dia 4 de setembro, das 13h às 20 horas aconteceu no pavilhão do Parque dos Tropeiros a Feira do Comércio, com a participação de mais de 20 empresas de setores diversos como móveis, material de construção, roupas, alimentação, brinquedos, presentes e floricultura. “Para que os empresários ficassem mais confiantes e animados com a Feira realizamos um workshop sobre a dinâmica da feira em parceria com o Sebrae, a nossa proposta é que o comércio tome gosto, a Feira é em parceria com a ACERI”.  

Outro evento que o departamento esteve envolvido é com a I Caminhada Internacional da Natureza – Circuito do Bambu, onde é parceiro da secretaria municipal de Meio Ambiente, aqui visando o turismo, “Temos desenvolvido bons trabalhos com a secretaria de Meio Ambiente, queremos mostrar o município aos caminhantes e as possibilidades que temos aqui para o turismo rural e mesmo religioso”, destacou Mara.

ACERI

A ideia de que o departamento deveria funcionar junto no mesmo espaço da ACERI Associação Comercial e Empresarial de Reserva do Iguaçu foi do secretário Carlos Alessandro.

”Consideramos a ideia ótima, pois nosso trabalho e da associação é muito interligado, ainda estamos caminhando para uma maior integração, mas aos poucos vamos nos entendendo e construído ações juntos”, disse Mara.

TURISMO

Segundo a diretora, eles estão buscando dar mais visibilidade e corpo para o turismo rural e religioso que, com certeza Reserva do Iguaçu tem potencial para ser explorado, e inseriram o município no site: www.viagemparaná.com, “Inclusive solicitamos e o Senar, que é nosso parceiro, realizou de 28 a 30  o curso de acolhimento ao turista para propriedades rurais”.

INTERMEDIAÇÃO DE VAGAS

Na intermediação de vaga, o grande gargalo é a falta de especialização dos que procuram emprego. “Num balanço de 500 pessoas que nos procuram, numa vaga ali e outra lá, conseguimos colocar 400, porém, 100 passam por todas as empresas e continuam sem trabalho porque falta uma especialidade e isso dificulta a empregabilidade”, apontou ela.

O departamento tem a fanpage: Agência do Trabalhador Reserva do Iguaçu, nele há o link: https://chat.whatsapp.com/GNe9Z9YEI7M2JL7v0YXZaB que leva a um WhatsApp e lá estão as vagas existentes para os interessados.

Mara com Ana Paula e Juliano(Foto: Arquivo/Pessoal)

Os objetivos são difíceis, mas alcançáveis “Nós temos os objetivos de fortalecer o comércio, buscar meios para a geração de renda e empregos, fomentar o crédito visando o desenvolvimento econômico e trabalhar para que a exploração econômica do  turismo se torne uma realidade, são objetivos grandiosos, mas sabemos que temos que ir passo a passo, mas passos contínuos sem desânimos ou desistências”. Mara fez questão de destacar que a Ana Paula e o Juliano, que compõem a sua equipe, são excelentes, dedicados, sempre prontos a ajudar os reservenses.

Compartilhe

Veja mais