Francisco Carlos Caldas

Ao fazer um parecer jurídico na Câmara Municipal sobre denominações de ruas da cidade de Pinhão, nos veio a lembrança do seu Juvenal Stefanes, Maria Francisca da Silveira (professora Chica Caldas)  e Cezar Miguel Túlio.

Seu Juvenal Stefanes, foi o primeiro Prefeito de fato de Pinhão, de 13/03/1965 a  30/01/1069, e na época e na minha infância tinha amizade com os seus filhos: Erico, Eurico, Moacir, e convivia com CIDADÃOS e POLÍTICOS, e já me interessava nesses assuntos. E seu Juvenal, já foi tentado mas até hoje não foi homenageado com nenhum espaço público.

Maria Francisca da Silveira, que foi e é mais conhecida como professora Chica Caldas, minha prima,  foi a minha primeira Diretora no  na época Grupo Procópio Ferreira Caldas, depois em 1972  minha Diretora e professora de Educação Moral e Cívica, no Colégio Estadual Manoel Ribas. Pessoa importantíssima e de destaque na área educacional, e exemplo de Clara Passos Ferreira (tia Clarinha), Hipólito Ayres de Arruda; e que em Guarapuava  recebeu Título de Cidadã Honorária e nome de Escola.

Cezar Miguel Túlio, um empreendedor importantíssimo para a Pinhão, e que ao lado de seu pai e familiares, fizeram o empreendimento Túlio Comercial, e construção que ocupa toda a frente da quadra da rua Francisco Dellê, entre as ruas XV de Novembro e Manoel Mendes de Almeida. Cézar além de marco impactante no comércio local, foi presidente da ACIAP e teve participação expressiva em ações comunitárias da cidade e Município; nas eleições de 1992, tendo até atuado como Observador de Justiça Eleitoral, e uma pessoa visionária, muito séria e honesta e que também teve revezes na vida como perda de filho criança e que faleceu antes de ficar idoso.

Em matutadas como esta que é a de nº. 743, já fizemos abordagens sobre nossos heróis rurais em 10/07/23;  desbravadores,  benfeitores,  empreendedores  e “Lideres e influenciadores” em 15/05/23 no Jornal “Fatos do Iguaçu”  e não se preenche lacunas e há muitos a serem lembrados.

Quando estivemos Vereador em 3 legislaturas, fomos bem criteriosos em feituras de projetos de leis de homenagens e denominações de  espaços público. Nossas proposições homenagearam: Ângelo César Brolini, José Dutra de Campos, Norberto Serápio Ferreira, Salvador da Silveira Caldas (legislatura 1989-1992. E na de 2013-2016, via projeto substitutivo ao de nº. 08/2016: Albari Ferreira Caldas, Amaury Mendes Silva,  Antonio Lazzeris, Eugenia da Silva Fontoura, Hélio Pires Ribeiro, José Bischof, José Silvério de Camargo, Judith da Rocha  Bueno e Sebastiana Senhorinha Baggio.

No Livro de Francisco Dellê,  lançado no dia 30/09/2023, ele na linha do título desta reflexão,  relacionou algumas pessoas que na sua visão tiveram algum destaque ou influência no Pinhão antigo: Salvador da Silveira Caldas, Balbina de Siqueira Cortes, Cel. Pedro Lustosa de Siqueira, Francisco Alexandre Dellê,  Trifon Hanycz, Hypólito Ayres de Arruda, Olivério Beira Fontoura, Frei Corbiniano Koesler, Juvenal de Assis Machado, João Ferreira da Silva (João alemão), Maria Carolina de Oliveira, Tereza Ressai, professora Clara Passos Ferreira, Juvenal Stefanes, Dario Alves Ribeiro, Gumercindo Ferreira dos Santos, José Dutra de Campos, João de Mattos Leão, João Mansur, José Silvério de Camargo, José Bischof, Renato Passos Ferreira, Darci Brolini, Zorardo de Deus Rocha. E na lista inserimos o Autor do Livro.

Diga-me com quem andas, quem são seus ídolos, heróis, pessoas que você admira, de quem é fã, seus influenciadores, que dir-te-ei quem és.

Numa outra matéria vamos fazer  uma abordagem mais específica sobre os empreendedores de Pinhão, alguns dos quais já mencionados nesta

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e Cidadão).

Clique 👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


 

Compartilhe

Veja mais