Com a proximidade das festas de fim de ano, aumenta a movimentação no Litoral paranaense. Para garantir o conforto e a segurança dos veranistas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) divulga a previsão dos horários de pico nas rodovias e no ferryboat.

De acordo com a concessionária Ecovia, na última semana do ano mais de 490 mil veículos devem transitar entre Curitiba e o Litoral pela BR-277 e PRs 407 e 508.

O DER alerta que o primeiro horário de maior movimento em direção às praias deve ser registrado já nesta sexta-feira (21), a partir das 14 horas. No sábado (22), o trânsito será intenso ao longo de todo o dia, das 7h às 21h.

A partir do dia 23, há previsão de horários de pico todos os dias no sentido Litoral, principalmente no dia 31 de dezembro, quando o fluxo deve ser acima da média, a partir das 3 horas. O movimento será intenso também nos primeiros dias de 2019 por causa do retorno dos veranistas.

FERRYBOAT – A travessia entre Matinhos e Guaratuba também terá operação especial durante a temporada. Os três ferryboats e as duas balsas estarão em funcionamento durante o dia todo. O atendimento será realizado conforme demanda, considerando o fluxo de veículos e as condições climáticas.

O movimento mais intenso em Matinhos começa já nesta sexta-feira (21), a partir das 18 horas. Entre os dias 22 e 24 de dezembro o fluxo deverá ficar acima da média entre 8h e 18h. No Ano-Novo, há previsão de pico na travessia no dia 30 das 8h às 22h, e no dia 31 das 8h às 23h.

Para a volta, no sentido Guaratuba-Matinhos, a projeção de maior fluxo é das 15h às 23h do dia 1º de janeiro e das 8h às 18h no dia 2. A estimativa é que mais de 158 mil veículos utilizem os serviços do ferryboat neste fim de ano.

FISCALIZAÇÃO – Com a chegada dos feriados, aumenta também a quantidade de passageiros que utilizam o transporte intermunicipal. Para evitar o transporte clandestino, o DER-PR vai intensificar a fiscalização em vans e ônibus nas rodovias paranaenses. Os fiscais verificarão a documentação das empresas, dos veículos e dos motoristas, bem como equipamentos obrigatórios, como cintos de segurança e tacógrafos.

Compartilhe

Veja mais