Foto:  Orlando Kissner/Alep

Os deputados estaduais aprovaram cinco proposições durante a sessão plenária desta segunda-feira (19). As iniciativas homenagearam personalidades com contribuições em suas localidades e ainda definiram a cidade de Inácio Martins como a Capital do Pinhão no Paraná.

O título está previsto no projeto de lei 679/2023, dos deputados Alexandre Curi e Artagão Junior, ambos do PSD, e que foi votado em primeira discussão. Os parlamentares justificam que cidade é considerada a maior produtora de pinhão do estado, contabilizando cerca de 700 toneladas anuais.

“Com altitudes que chegam a 1.198 metros, Inácio Martins é o município mais alto do Paraná e integra a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu. Em seu território, há também duas Unidades de Conservação de Proteção Integral e cobertura florestal de 72%, sendo 38% matas nativas e 34% reflorestamentos. Tais características impulsionam a produtividade de araucárias”, diz o texto.

“A proclamação de Inácio Martins como Capital do Pinhão é a convergência de seu legado natural, cultural e econômico. Reconhecer sua posição central na produção de pinhão e o esforço em promover a sustentabilidade é um passo importante para enaltecer e fortalecer sua identidade, além de ampliar oportunidades de desenvolvimento para toda a região do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER)”, reforçam os autores.

O projeto destaca, ainda, a emblemática Festa do Pinhão, que chega a 15ª edição em 2024. Realizado anualmente, o evento celebra tradições culinárias e promove a Olimpíada do Agricultor Familiar.

Com Assessoria


Banner Pinhão Park HotelBanner Pinhão Park Hotel

Compartilhe

Veja mais