Deputado Tadeu Veneri

Na sessão ordinária de terça-feira, 16 de novembro, da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Tadeu Veneri, PT, fez duras críticas às empresas Copel, Companhia Paranaense de Energia e a Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná.  O deputado iniciou perguntando: qual o objetivo de uma empresa pública?

População tem pago a conta

A conta de luz e água  tem levado uma boa fatia do salário do paranaense, Veneri chamou a atenção que enquanto a população em geral sofre para pagar a conta da luz e água, os acionistas das duas empresas comemoram seus lucros, “a Copel teve lucro de R$ 4,5 bilhões no trimestre. Um aumento de 274% em relação ao ano passado. A Copel tem tanto dinheiro sobrando em caixa que faz repasses extraordinários aos acionistas privados. A Sanepar vai na mesma linha. Teve lucro 62,4% maior no terceiro trimestre”.

Os investimentos foram reduzidos

Ele chama a atenção para o fato de que mesmo tendo um lucro imenso, a Sanepar reduziu os investimentos na ampliação do sistema de captação de água. “E a população paga caro por essa redução de investimento, é obrigada a se submeter a um rodízio no abastecimento”.

Para que servem a Copel e a Sanepar?

“Qual o objetivo de uma empresa pública? Levar água e energia à população ou agradar aos seus sócios privados”?, indagou o deputado em seu pronunciamento, indignado com a comemoração feita pelo presidente da Copel, Daniel Pimentel pelo fato dos acionistas da empresa estarem felizes, ele complementou em seu pronunciamento, “O presidente da Copel comemorar poder abarrotar os cofres dos investidores bilionários com os lucros da Copel, enquanto os paranaenses choram diante das contas de luz e água”.

Consumidor não tem escolha

Tadeu destaca em seu pronunciamento que os paranaenses são cativos das duas empresas, “São duas empresas públicas que trabalham com a lógica do lucro para o setor privado com um grupo de consumidores cativos, que não tem alternativa para escapar desse processo”.

Ouça na integra o pronunciamento:  https://www.facebook.com/tadeu.veneri/videos/482652916447756

 

Compartilhe

Veja mais