O deputado estadual Tadeu Veneri, PT, está divulgando nas suas redes sociais a campanha, “Tombamento do Jardim Botânico de Faxinal do Céu: Ainda não saiu do papel, estamos à espera da decisão”!

A publicação da campanha que vem em forma de cobrança às autoridades estaduais e municipais foi publicada no Facebook oficial do deputado na quarta-feira, 9 de fevereiro. “Desde o início o nosso mandato motivou a discussão sobre os patrimônios estruturais, culturais, históricos e social do local que incluem: residências, teatros, escolas, refeitórios e o Jardim Botânico Faxinal do Céu”.

Desde que a empresa Copel manifestou que desativaria a Vila de Faxinal do Céu e vende-la, o deputado tem se posicionado “No começo de 2021, a Vila Residencial de Faxinal do Céu, situada em Pinhão (PR) e pertencente à Copel foi desativada e a companhia decidiu vendê-la. Fomos contra”!

Ele coloca a forma unilateral que a diretoria da Copel tem tratado do assunto, “A decisão foi unilateral e motivou inclusive uma Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos da Alep, encabeçada pelo nosso mandato. Tínhamos dois caminhos possíveis: que a Copel assumisse o Jardim Botânico ou então que houvesse um tombamento. Diante da recusa da Copel, restou-nos o tombamento, que não é um processo simples”.

No dia 28  de janeiro, o Ministério Público da comarca de Pinhão/Pr convocou uma reunião com representações do executivo, legislativo municipal e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná, da qual o deputado Tadeu Veneri é presidente, “Participamos de uma reunião junto com o Ministério Público do Estado e demais autoridades e agora, o processo de tombamento tem prazo para seguir, que termina no dia 12 de fevereiro, mas esbarra em burocracias municipais”.

No texto que o deputado coloca junto com o banner, que questiona a demora do tombamento ele afirma que estará acompanhando de perto todo o processo de tombamento e destino da Vila de Faxinal do Céu e do Jardim Botânico, “Estaremos  acompanhando todo o processo, o nosso Mandato teve (e ainda tem) papel determinante para aglutinar os diversos atores e manter o Jardim Botânico de Faxinal do Céu como patrimônio do Paraná e da cidade de Pinhão”.

 

 

Compartilhe

Veja mais