Deputada Luciana Rafagnin (PT) | Foto: Dálie Felberg/Alep

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (21) um requerimento ao governador Ratinho Júnior (PSD), solicitando que o estado amplie o número de casas abrigo para atendimento às mulheres em situação de violência no Paraná.

Ao todo o Paraná conta com apenas onze (11) dessas unidades de acolhimento para dar conta de um drama presente nos seus 399 municípios, fruto de uma violência que só aumenta a cada ano. O requerimento foi aprovado pelos deputados.

Segundo a solicitação da deputada, “muitas mulheres deixam de denunciar a violência sofrida por não terem condições de se afastar do agressor e não terem para onde ir” a fim de escaparem da perseguição.

“Casas abrigo servem para assegurar à mulher o direito de denunciar e a garantia de um local seguro para sua permanência e dos filhos nesse momento de maior fragilidade”, disse Luciana.

A violência contra as mulheres causa danos, além de físicos, morais, psicológicos, socioeconômicos e patrimoniais às vítimas e as unidades de acolhimento especializadas, como as casas abrigo, possuem todo um fluxo de atendimento que visa promover o empoderamento das mulheres, sua cidadania, o encaminhamento para o trabalho e sua autonomia financeira.

Os municípios que possuem casa abrigo no Paraná, além de Curitiba, que possui duas unidades, são: Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Irati, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Rio Negro e São José dos Pinhais.

Compartilhe

Veja mais