Mais uma crônica de Francisco Carlos Caldas

Há mais de uma década, vem sendo ensaiado e sonhado um primeiro Encontro dos descendentes de LUIZ DELLÊ, nascido na Suiça em 1867, e que veio com família para o Brasil em 1878, quando tinha 11 anos de idade.

Família Dellê, se instalaram na Região de Colombo, próximo a Curitiba, e Luiz Dellê, veio para Guarapuava, e depois para Pinhão, onde em março de 1911 e 1913, adquiriu 20,5 alqueires de terras  e casa comercial de  Job Fernandes de Azevedo, em que o comércio acabou em poder de Francisco.

Luiz Dellê, teve Casa Comercial chamada de Verde, em Guarapuava, onde seus sucessores, venderam terreno que acabou em poder dos Gelinskis.

Luiz Dellê, nas vindas para Guarapuava e Pinhão, encontrou em Ponta Grossa, a sua cara metade Maria Cordeiro Dellê.

Luiz Dellê, teve os filhos: Francisco Alexandre Dellê que casou com Querobina Rocha Delle (de Pinhão),  João Dellê casou com Ana; Felicidade Dellê se casou com Alcebiades Ferreira Gonçalves;  Lilian Dellê Fontoura casou com Norberto Fontoura e depois Henrique Kinceler;  Natália Dellê que se casou com Felipe Bauer.

Francisco Alexandre Dellê, de espírito empreendedor, prosperou e doou terras que formou o Patrimônio – Vila Nova de Pinhão, e esses terras Prefeito de Guarapuava, expediu títulos de propriedades para várias pessoas.

Francisco Alexandre Dellê, se casou com Querobina Rocha Dellê, e tiveram os seguintes filhos: Georgina Dellê Caldas, Alcides Dellê,  Silvio Dellê, Aline Dellê Ribas, Ciro Dellê, Arina Dellê Bischof, Jacir Dellê, Sebastião Dellê, Arival Dellê, Luiz Dellê Neto e José Dellê, os 2 últimos ainda vivos.

Por projeto de lei de 21/11/49, proposto pelo ex-Vereador de Guarapuava e Pinhão, Sr. Dario Alves Ribeiro, de saudosa memória,  Francisco Dellê, foi homenageado com nome de rua em Pinhão.

Vários dos descendentes de Luiz Dellê e Francisco Dellê, também tiveram militância política candidaturas e alguns cargos eletivos em Pinhão: Silvio Dellê, Luiz Dellê Neto, Jacir Dellê, Ciro Dellê,  João Gonçalves, Francisco Dellê e Francisco Carlos Caldas,  João Maria Mendes de Lima, Rodrigo Dellê Lima, Jocelita do Rossio Dellê.

Perci Ludka Viana, João Gonçalves, Francisco Dellê e Francisco Carlos Caldas, foram eleitos Vice-Prefeitos de Pinhão, em 1968, 1982, 1988 e 2000, respectivamente. João Gonçalves, face a morte do Prefeito Rubens Francisco Spengler, se tornou Prefeito em  abril de 1984 e governou até 1988.

Descendentes de Luiz Dellê, que foram candidatos a Prefeitos e não se elegeram: João Maria Mendes de Lima (1982), Francisco Carlos Caldas (1992), Francisco Dellê (2004). Candidatos a Vices que não se elegeram: Silvio Dellê, Ciro Dellê, Jocelita do Rossio Dellê.

Dellês eleitos Vereadores (6):  Perci Ludka Viana, Luiz Dellê Neto, Jacir Dellê, Francisco Carlos Caldas, Jocelita do Rossio Dellê, Rodrigo Dellê Lima.

E por fim, nessa breve retrospectiva histórica, o registro de que o atual Prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Almir Caldas de Campos, é trineto de Luiz Dellê, bisneto de Francisco Dellê.

Até que enfim, Encontro da Dellezada, foi programado para o dia 12/10/2019, no Clube do Bosque, em Faxinal do Céu, Pinhão-Pr.

(Francisco Carlos Caldas, advogado,  licenciado em História e cidadão)

Compartilhe

Veja mais