A partir do dia 2 de janeiro, a comarca de Pinhão, que abrange o município de Reserva do Iguaçu, passou a ter um delegado específico para atender exclusivamente esses dois municípios.

Na manhã da quinta-feira, 19 de janeiro de 2023, Fatos do Iguaçu realizou uma entrevista exclusiva com o novo delegado de Pinhão/Pr.

Anderson Carneiro de Santana

O delegado faz parte do grupo de delegados que passaram no último concurso do Paraná, que durante todo o segundo semestre de 2022 passaram pela academia da polícia para treinamento e em janeiro assumiram sua delegacia.

O delegado Anderson Carneiro de Santana, 27 anos, é pernambucano, casado com Suellen Santana, tem 5 anos de serviços públicos exercidos junto ao Ministério Público no magistrado do estado de Pernambuco. Está residindo no município de Pinhão.

Pôde escolher entre atuar na Paraíba ou Paraná, pois passou nos dois concursos, “Fiz a escolha pelo Paraná pela estrutura que a policia daqui tem hoje, e a forma que a policia paranaense atua e está organizada foram pontos determinantes para a minha escolha”.

Pinhão é acolhedor

“Pinhão me lembra muito a minha cidade lá em Pernambuco, onde a parte urbana é menor que a região rural. As pessoas são muito amistosas, receptivas, estou sendo muito bem recebido, estou feliz pela escolha que fiz”.

Encontrou a delegacia organizada

Ele contou que encontrou a delegacia organizada, “Sou grato em ter assumido uma delegacia organizada em termos de efetivo, de organização de materiais apreendidos e número de procedimentos. Considerando que o dr. Bruno acumulava a delegacia dessa comarca e mais o comando operacional da polícia  em Guarapuava, por 4 anos ele realizou um excelente trabalho, claro que, com esse acúmulo de trabalho, é impossível deixar as situações zeradas”.

O desafio

Dar agilidade ao trabalho “A proposta é dar maior vasão aos procedimentos para oferecer uma melhor prestação de serviço à comunidade. É desafiador, mas sabemos que vamos dar conta”.

Em Reserva do Iguaçu

Sob sua responsabilidade também está o município de Reserva do Iguaçu, “Já estive lá, conheci a comunidade, me apresentei para o prefeito e seu secretariado, fui muito bem recebido”.

Atendimento ao público foi ampliado

Agora, a população tem das 9 às 18 horas sem interrupção para almoço para fazer os boletins de ocorrências. Essa ampliação do horário foi possível porque a delegacia recebeu mais dois investigadores.

A equipe da Polícia Civil da Comarca de Pinhão hoje está composta por:

1 delegado exclusivo da comarca, 4 investigadores e 1 escrivão de carreira, 1 escrivão ad hoc. e 2 administrativos “Nossa equipe está num volume bom, isso vai nos permitir oferecer um bom trabalho à população, com a graça de Deus”.

A comunidade pode esperar

“Um trabalho com eficiência, probidade e muito empenho, assumo o compromisso que tanto eu como minha equipe vamos dar o melhor de nós para oferecer o melhor serviço possível à comunidade buscando uma diminuição no índice de criminalidade nos municípios para promover uma maior sensação de segurança e paz, para que a população possa desenvolver suas atividades com tranquilidade”.

Violência Doméstica

O delegado destacou o grande volume de crimes de violência doméstica e familiar e explicou que será um dos focos do seu trabalho, “Vai ser um dos focos da delegacia de Pinhão, tanto na parte de repressão como de conscientização, pois, não cabe na sociedade de hoje admitir esse tipo de comportamento, as pessoas tem que aprender a respeitar e tratar com respeito a mulher”.

Ele frisou que é preciso um trabalho e uma ação de todos, “As mulheres precisam entender que elas não precisam se submeter a tratamentos desumanos que atentam contra a dignidade dela para agradar ou satisfazer o prazer do companheiro, ou para não ser tão dificultosa a vida dos filhos, ela precisa pensar nela também.

A sociedade deve estar aparelhada para lidar com eventual criminoso e suas vítimas, da parte do agressor, conscientizando, tratando, instruindo para que, quando ele voltar, não volte a delinquir.

Para a vítima, dar a estrutura para que ela vença a dependência psicológica e econômica da pessoa que a agride, dar o suporte para que ela consiga vencer esse ciclo de violência e consiga der autonomia para tocar a sua vida independentemente, é um trabalho em conjunto com vários setores da sociedade”.

Agressores encaminhados a atendimento

Delegado Anderson lembrou que a Comarca já possui um trabalho junto aos homens agressores, “Quando se aplica a medida protetiva, o sujeito já é encaminhado para participar das reuniões que visam levar esse sujeito perceber que está errado e mudar o seu pensar e comportamento em relação á mulher e à família”.

Desafio é diminuir os índices

Desafio na cidade de Pinhão é buscar diminuir  esses índices que são altos, mas com muito trabalho e empenho a gente vai conseguir sim”.

Feminicídio de Simone Pinheiro

Fatos do Iguaçu perguntou ao delegado em que fase estava o processo de investigação do feminicídio de Simone Pinheiro, “Quando assumi os procedimentos de investigação já tinham sido finalizados pelo Dr. Bruno, o investigado e suspeito já foi denunciado e encontra-se preso, o processo agora é de responsabilidade do poder judiciário”.

Recado à população

“A Polícia Cível do Paraná está à disposição da população do Pinhão e Reserva do Iguaçu, contem conosco para a resolução dos crimes, caso as pessoas sejam vitimas de alguma situação criminosa, que nos procurem para que possamos dar a resposta adequada a cada situação”.

A população precisa cooperar

Delegado Anderson frisou a importância da colaboração das pessoas para que as investigações aconteçam e de forma ágil, “Polícia Civil tem todo interesse em ser amiga da população e andar juntas, não é possível tocar investigações, resolver crimes sem informações, é fundamental para o desenrolar dos processos e de maneira eficaz que a população nos traga as informações”.


Compartilhe

Veja mais