Por  Claudemir Gulak

Como estão sendo tratados os resíduos sólidos no seu bairro?

O DECRETO Nº 10.936, DE 12 DE JANEIRO DE 2022 que regulamenta a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apresenta no capítulo ll, artigo 10º o seguinte:

Art. 10. O sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos priorizará a participação de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis constituídas por pessoas físicas de baixa renda.

Cabe ao Estado, bem como aos cidadãos, fabricantes, distribuidores e vendedores, colaborar para que as metas de implantação da coleta seletiva sejam batidas, bem como com a ampliação da abrangência desse serviço para todo território brasileiro, sabendo que é de grande importância para solucionar ou amenizar a crise ambiental que estamos vivendo e que as consequências serão ainda mais drásticas em um futuro próximo.

Precisamos pensar sustentavelmente para provar o amor que dizemos todos os dias ter por nossos filhos e netos, bem como garantir o que diz a Constituição, quando fala de se garantir um Meio Ambiente equilibrado para as gerações futuras. Se cada um fizer sua parte certamente chegaremos mais longe! Tudo começa no separar os resíduos na sua residência e perpassa por uma coleta seletiva abrangente e de qualidade, assim como por uma destinação final correta e dentro das normas e leis estabelecidas para o bem comum.

Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos!

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais