Decoração de natal traz magia e alegria ao final de ano

Na decoração com luzes é preciso fugir das gambiarras

Por Nara Coelho

Novembro chega e vem com ele o cheiro do Natal, na primeira semana de novembro já se pode começar a enfeitar a casa para o momento mais festivo do ano, assim, adultos e crianças podem aproveitar e deslumbrar com as cores e luzes.

DICAS PARA A DECORAÇÃO

Para quem vai começar do zero, especialistas orientam apostar nos itens que mais simbolizam a data, como a árvore, a guirlanda e as luzes. Vermelho, verde e dourado são cores tradicionais e nunca saem de moda.

APROVEITANDO O QUE SE TEM

Para decorar pode-se aproveitar o que tem emcasa, às vezes um laço de fita vermelho com dourado numa cadeira já faz toda adiferença, pode-se também  aproveitar vasos de vidro, por exemplo, podem ser decorados com bolas de Natal; copos e castiçais recebem as velas; os brinquedos das crianças simulam a fábrica do Papai Noel e com eles e mais umas imagens pode-se montar um lindo presépio.

A decoração pode ser feita com artesanatos tradicionais, fuxicos podem deixar a árvore de natal com um toque todo especial.

ÁRVORE DE NATAL

A árvore dá um toque especial na casa, principalmente quando é decorada com uma boa iluminação. Quanto ao tamanho, é preciso levar em conta o espaço do ambiente onde ela será montada.

Mais importante não é o tamanho, mas a qualidade do material. Quem comprar árvore com pés de plástico e galhos muito vazados vai se arrepender, avisam os especialistas. Segundo eles, essas árvores tem bem menos durabilidade.

Para a decoração de uma árvore básica a dica é começar com bolas, ponteira e luzes; a cada ano, acrescentar outros itens, como fitas, laços, flores.

DECORAÇÃO EXTERNA

No Natal, o legal é também decorar o jardim e fachada das casas e apartamentos.

Segundo os especialistas em decoração,o importante é usar luzes, mas sem exagerar. Não se deve exagerar nem na quantidade e tampouco na mistura de cores dos pisca-piscas, porque os excessos podem dar um ar pesado e cansar o olhar.

Para áreas externas, é importante escolher materiais resistentes à chuva, ao sol e ao vento. Prestar especial atenção às especificações na embalagem e no manual de instruções das luzinhas. Escolha, por exemplo, fitas ou mangueira que são mais seguras.  
LUZES 

O uso das luzes na decoração exige cuidado com a ligação elétrica.

Os profissionais alertam que é importante fugir das gambiarras na hora de montar a decoração de Natal.

Já no momento da compra dos enfeites, deve se comprar os que  possuem certificação do Inmetro,principalmente os cordões de luzes. É também importante garantir que a decoração seja compatível com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga.

Outro ponto importante é que durante a instalação seja mantida uma distância da rede elétrica, evitando o choque elétrico por contato com a rede energizada e também a ocorrência de quedas. 

Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. 

Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos.

DICAS PARA DECORAR VITRINE DE NATAL

A decoração da vitrine serve para despertar a atenção do público, fazendo com que ele seja estimulado a entrar no estabelecimento comercial e consumir os produtos que estão sendo oferecidos.

È bom misturar e integrar a decoração natalina com os produtos que são comercializados na loja. Por exemplo, se o estabelecimento vende calçados, o lojista pode usar as tradicionais botinhas do Papai Noel para decorar o espaço.

Outra alternativa é usar os manequins temáticos de Natal, como Papai Noel e Mamãe Noel na vitrine juntamente com os manequins tradicionais criando a ideia de que eles estão interagindo.

 ILUMINAÇÃO DA VITRINE DE NATAL

As luzes são responsáveis pela ideia de magia que a decoração de Natal transmite para as pessoas. Sendo assim, a iluminação é essencial para compor a decoração. A iluminação da vitrine de Natal pode ser usada para projetar a luz nos produtos, deixando-os em destaque.

ACIAP

Lembrando que a ACIAP – Associação Comercial e Empresarial de Pinhão está com o concurso Luz e Magia tanto para residências como para estabelecimentos comerciais. Decore a frente de sua casa,a vitrine da sua loja, entre no site da Aciap se inscreva e concorra, afinal, Natal é também envolvimento e participação.

A decoração de Natal pode ficar até o dia 6 de janeiro, que é o dia da Festa de Reis, uma homenagem aos três reis magos.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: