Celular para criança

Vantagens e desvantagens de seu filho ter um smartphone

narion coelho
Por Narion Coelho
via Gizmodo

Desde que os smartphones existem, e até mesmo os telefones celulares antes deles, sempre houve uma dúvida dos responsáveis sobre quando é certo dar um desses aparelhos para as crianças (vamos considerar aquelas com até 10 anos de idade). É uma questão de eles atingirem a idade certa ou é o caso de terem desenvolvido o nível certo de maturidade?

Se você é um responsável que está em dúvida se é ou não o momento “certo” de dar um smartphone a uma criança, analisamos algumas vantagens e desvantagens desse “presente”.

Vantagens

Segurança

Este é provavelmente o benefício mais óbvio. Você dará à criança uma ferramenta que poderá usar para entrar em contato com você (seus pais ou responsáveis) ou outros adultos de confiança se estiverem em uma situação desconfortável ou perigosa. Você também pode manter a criança atualizada sobre seu próprio paradeiro e/ou se houver alguma alteração em seus horários pré-planejados. Por exemplo, você poderá avisar se estiver alguns minutos atrasado para buscá-la na escola ou se precisa pegar uma carona para casa com o responsável de um colega.

Isso os ajuda a permanecer conectados

Dar um smartphone dá à criança a capacidade de se conectar e conversar com seus amigos fora da escola, ao mesmo tempo que dá acesso a qualquer mídia que esteja “na moda” no momento. Ter acesso a conteúdo digital, como o Youtube, ajuda a mantê-los em uma conversa mais ampla com seus colegas de escola, o que também ajuda a criar laços mais fortes.

Pode ser usado para ensinar responsabilidades

Em algum momento da nossa infância, todos nós aprendemos que precisamos cuidar bem de nossas coisas – sejam brinquedos ou roupas – e se não cuidarmos deles, eles podem quebrar. Smartphones podem ser coisas frágeis, se tratados descuidadamente, então ensinar a criança a valorizar seus bens é uma lição de vida importante.

Ensinar a respeitar e assumir responsabilidade por suas coisas, e as de outras pessoas, é uma boa maneira de ensinar o certo e o errado, ao mesmo tempo em que constrói um melhor senso de empatia pelos outros. Se a criança também tem um plano pré-pago ou com limite de dados rígido, isso também ensina a eles o valor do autocontrole sendo mais inteligente no uso.

Contras

Os perigos do acesso não filtrado

Como adultos que passaram uma boa parte de nossas vidas online, sabemos como é fácil tomar o caminho errado online e acabar em um site de conteúdo questionável, totalmente impróprio ou ambos. Este é o conhecimento que vem da experiência – experiência que a criança possivelmente não terá.

Eles podem ser uma distração infeliz

Em um estudo conduzido pela Microsoft Corp, descobriu-se que a capacidade média de atenção de uma pessoa agora é de oito segundos, um segundo a menos que a de um peixinho dourado.

Outro estudo mediu a forma como as notificações dos celulares afetam a atenção do usuário, descobrindo que “os participantes relataram níveis mais elevados de desatenção e hiperatividade quando as notificações estavam ativadas do que quando estavam desativadas. Níveis mais altos de desatenção, por sua vez, previram menor produtividade e bem-estar psicológico. ”

Definir limites é um passo importante quando se trata de garantir que o uso do smartphone não leve a efeitos comportamentais negativos. Estabelecer regras sobre seu uso é uma boa maneira de evitar que desenvolvam hábitos infelizes durante seus anos de formação. As regras também podem ajudar a evitar o aumento da dependência do efeito de dopamina que vem com a obtenção de curtidas em suas postagens.

O risco de cyberbullying e assédio online

Embora ter um smartphone permita uma maior conexão com os amigos, também abre a possibilidade de conexão para colegas de escola com quem possam ter relacionamentos tóxicos.

Em um relatório de 2017 publicado pela Australian eSafety Commission, 1 em cada 5 jovens australianos (com menos de 18 anos) relatou ter sido socialmente excluído, ameaçado ou abusado online. Também existe a possibilidade de que seu filho seja um instigador de cyberbullying.

Tem como conseguir as vantagens sem as desvantagens?

Nos últimos anos, vimos dispositivos inteligentes projetados para serem usados ​​por crianças pequenas chegarem ao mercado. Esses dispositivos têm como objetivo dar a vantagem de ter algo como um smartphone, diminuindo muito os pontos negativos.

Existem no mercado, por exemplo, alguns smartwatches projetados para crianças a partir de 5 anos de idade, que possibilitam fazer chamadas e enviar mensagens, mas apenas para contatos autorizados por seus responsáveis ​​ (através de um app instalado no celular do responsável). Esses ‘relógios inteligentes’ também permitem que seja definido um “Modo Escola”, que, quando ativado por um responsável, ajuda a minimizar a distração em sala de aula desligando os recursos escolhidos.

Celular
Spacetalk é um exemplo de smartwatch para crianças | Crédito: reprodução

Além disso, esses dispositivos possuem recursos avançados de GPS que permitem que os responsáveis saibam com precisão onde a criança está. Tais dispositivos podem ser usados com segurança pelas crianças, ao mesmo tempo que garantem que o responsável possa ficar conectado à criança o tempo todo.

É como um smartphone com rodinhas – um primeiro passo para mudar para um smartphone normal quando tiver idade suficiente.

Fonte: Gizmodo

Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook

Compartilhe

Veja mais