Custo-benefício pelo que consta no Google, é a relação entre o investimento (dinheiro, tempo, esforço) e o valor retornado (qualidade, utilidade, satisfação) de um produto ou serviço. Indica se o retorno justifica o gasto, indo além do preço baixo para focar na durabilidade e eficiência. Não é só preço: um produto barato que quebra rápido tem custo-benefício ruim; um item mais caro, mas durável, pode ser vantajoso.
Assistimos pela televisão os mega shows da Lady Gaga e da Shakira, na praia de Copacabana-RJ, que saíram dos cofres públicos (Município e Estado), recursos em torno de 40/50 milhões. O da Lady Gaga, a expectativa de ter um retorno para e economia de R$600 milhões cada; o da Shakira, R$800 milhões.
Estivemos nas 17 primeiras festas de Pinhão, e nas do ano passado e na 19ª. dos dias 8 a 10/5/26 não os fomos por o evento ter tomado um rumo incompatível com o nossa padrão de vida, princípios, e diferente dos propósitos de quando surgiu a ideia de fazer Festa do Pinhão, no Fórum de Desenvolvimento Econômico de Pinhão, surgido de um curso que participamos do Programa Liderar de parceria do Poder Público Municipal, com o SEBRAE, Sindicato Rural. E que era enaltecer as nossos costumes, tradições, folclore, atividades, enfim “cultura” e incremento de receitas inclusive sociais.
Já meditamos sobre essas coisas, festividades que o povo gosta, e principalmente de dança, e respeitamos o pensamento e as decisões de cada um, e em relação e ao que parece, eventos que estão ocorrer com expressivos dispêndios, como em estruturas, tendas, enfeites de Páscoa, Natal, comilanças, chiqueza, mas que a população está satisfeita, e para nós o que tem muito de “Pão e Circo”, para o “povo” é alegria e até bebedeiras que o diga fotos e vídeos que a gente vê e ouve, de muita gente com um copo de bebida na mão, e nem aí com brigas, frios, lamas em arenas.
Outra coisa que está a ocorrer em vidas públicas também municipais, são a quantidade enorme de cursos e diárias que estão a ocorrer em Câmaras, em que já virou uma espécie de complemento de salário e subsídio, se pegar por exemplo ao menos 3 diárias de R$600,00 ou mais por mês, com benefícios que na nossa idiossincrasia, em regra estão próximos a zero, a luz do conhecimento que temos das atividades de mais de 26 anos em Legislativos municipais, e mais de 60 anos de acompanhamento, estudos sobre municipalismo e vida pública e política de Pinhão.
No dia 18/5/26, entrou para o folclore humorístico do Paraná e País, uma sessão fracassada da Câmara de Nova Tebas-Pr., que durou menos de 30 segundos, e que só compareceu um Vereador. Seis deles, foram para a Marcha dos Prefeitos em Brasília, para não dizer passear, fazer turismo em Brasília, por canto do erário público.
Nos 4 mandatos eletivos que tivemos, os recursos sempre foram escassos, bem diferente do que vem ocorrendo nos últimos anos, de muitas emendas parlamentares e por último transferências do Governo do Estado, para pavimentações, maquinários, veículos, obras como entre outras Posto de Atendimento, Maternidade, Casa de Apoio a Mulheres, de grandes benefícios.
No Governo do Paraná há dinheiro em abundância, que o diga o montante de recursos, maquinários e obras repassadas aos Municípios. E o Brasil também, via emendas parlamentares. E desvios de informes da Lava Jato, do escândalo do Banco Master e outros, deixam a cabeça da gente confusa, e com dificuldades de entender de onde vem tanto dinheiro e o básico do custo benefício das coisas.
Para encerrar, conhecimento, análise, reflexões sobre CUSTO-BENEFÍCIO DAS COISAS, não é só em relação a eventos e atos do Poder Público, mas também da vida particular de cada um, pois, muitas pessoas se metem em enrascadas, dificuldades, prejuízos e dívidas pesadas e até cruéis, por falta de educação financeira, e de um mínimo de reflexões e planejamento estratégico na área.
(Francisco Carlos Caldas, advogado, CIDADÃO e municipalista)
Ouça a Rádio Fatos
