Foto: Divulgação/Assessoria

Redação Portal Fatos do Iguaçu com Assessoria


O Ministério da Educação (MEC) autorizou oficialmente a implantação do curso de graduação em Medicina no Centro Universitário Guairacá (Uniguairacá), em Guarapuava, na região Centro-Oeste do Paraná. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (7) pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT), que atua desde 2013 pela criação da graduação na cidade.

A autorização consta na Portaria nº 225, assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo, na última sexta-feira (4) e publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da União. A Uniguairacá poderá oferecer 49 vagas anuais para o novo curso de bacharelado em Medicina.

Zeca Dirceu destacou a importância da medida:
“Guarapuava tem mais de 190 mil habitantes, e se somarmos os municípios que integram a Amocentro, são mais de 352 mil moradores. A criação de novas vagas em Medicina atende a uma necessidade urgente da região por mais profissionais de saúde.”

Com a nova autorização, o número total de vagas para cursos de Medicina em Guarapuava chega a 181, somando-se às 132 já oferecidas pelo Centro Universitário Campo Real e pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O deputado também ressaltou que a estrutura hospitalar da região, com diversos leitos e unidades de saúde, justifica a criação do novo curso.
“Além da formação de novos médicos, a presença desses alunos nas residências contribui diretamente para o atendimento da população”, afirmou.

Uma Luta de Longo Prazo

A conquista é resultado de uma articulação iniciada há mais de uma década. Em 2011, Zeca Dirceu liderou a Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional pela ampliação dos cursos de Medicina. Segundo ele, a experiência como prefeito de Cruzeiro do Oeste reforçou a urgência de mais médicos nos municípios do interior. Desde 2022, o parlamentar atua diretamente junto ao MEC para viabilizar a implantação do curso na Uniguairacá.

Em 2014, Guarapuava foi incluída entre as quatro regiões habilitadas pelo MEC a receber novos cursos de Medicina no âmbito do programa Mais Médicos, ao lado de Campo Mourão, Umuarama e Pato Branco. Em 2016, o Centro Universitário Campo Real recebeu autorização para iniciar seu curso com 50 vagas — número que hoje chega a 92. A Unicentro oferece outras 40 vagas.

Novos Cursos em Outras Cidades

Foto: Ângelo Miguel/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou ao deputado Zeca Dirceu, ainda em fevereiro deste ano, que novas autorizações de cursos de Medicina estão previstas para os municípios de Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Zeca reforça que a meta é ampliar o acesso à formação médica em todas as regiões do estado:
“Estamos batalhando no MEC para a autorização de mais cursos de Medicina no Paraná, com o intuito de abranger todas as regiões que apresentam essa carência.”

Para que um município possa receber a autorização do MEC para ofertar o curso, é preciso cumprir critérios rigorosos, como possuir hospital com mais de 80 leitos do SUS, pelo menos cinco leitos gerais por aluno, leitos de urgência e emergência, centro de atenção psicossocial e programas de residência médica em áreas prioritárias.

📄 Acesse a portaria publicada no Diário Oficial da União

Compartilhe

Veja mais