Foto:  Franklin de Freitas

Redação Fatos do Iguaçu com site Bem Paraná

Duas manifestações de grupos opostos, mas com foco na Operação Lava Jato, devem ser realizadas neste domingo (7) em Curitiba e em diversas outras cidades do País. A data marca o período de um ano da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, movimentos populares e organizações políticas devem integrar a chamada Jornada Internacional Lula Livre.

Neste caso, embora o ato deva ocorrer em outras cidades do Brasil e do mundo, Curitiba é o ponto central. O ex-presidente está detido na sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Candida, onde deve ocorrer a principal manifestação em apoio ao petista.

Para o mesmo dia, grupos de apoiadores da Lava Jato marcaram uma manifestação nacional pelo impeachment do ministro Gilmar Mendes e outras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Inicialmente, a mobilização foi convocada para pressionar o STF a decidir pela manutenção da prisão de condenados em segunda instância.

Porém, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, suspendeu ontem o julgamento das ações que tratam do assunto. O julgamento, que estava marcado para o dia 10, agora não tem data para ser incluido na pauta do STF. Agora, a manifestação pró-Lava Jato irá pedir uma “limpeza no Supremo Tribunal Federal”.

O ato ganhou o nome de “Vem Pra Rua salvar a Lava Jato”. O movimento afirma que mais de 45 cidades já tem manifestações marcadas para este domingo. Na justificativa da convocação, o grupo diz que o ato é “pela manutenção da prisão em segunda instância, pelo impeachment de Gilmar Mendes” e “contra a sabotagem na Lava Jato.”

Em Curitiba, o ato pró-Lula está marcado para ocorrer na Vigília Lula Livre, que é um terreno alugado ao lado da sede da PF onde são realizadas atividades em apoio ao ex-presidente. Em razão da expectativa de grande número de manifestantes, a Polícia Miliar deve estabelecer perímetros para manifestação no entorno da PF.

A concentração deve começar a partir das 6h30 e ir até às 14 horas. O ato principal será ás 11 horas. No Brasil, movimentos de 17 capitais confirmaram agenda de mobilizações, além de 32 atividades em 15 países.

Já a manifestação pró-Lava Jato em Curitiba terá concentração na Boca Maldita, no Calçadão da Rua XV de Novembro, a partir das 15 horas.

Compartilhe

Veja mais