Adriano Raizel- Diretor de Turismo e a  artesã Maria Regina Ribeiro Stremlow Foto: Ascom/PMPHO

Convida os artesões do município para fazerem parte da Casa

Por Nara Coelho

Artesanato é uma forma das pessoas se expressarem e registrarem os costumes, hábitos, religiosidade de uma comunidade. Ele pode ser feito dos materiais mais diversos, de galhos secos, papeis, fios a objetos e lixos que podem ser transformados em um novo objeto de decoração ou utilitário, porém, com uma nova roupagem.

PARCERIAS E APOIOS

A artesã Maria Regina Ribeiro Stremlow, que há mais de vinte anos lida com artesanato e sempre esteve envolvida com a Casa do Artesão de Pinhão, conta que a casa já passou por altos e baixos, mas, ela sente que agora, com o apoio que vem recebendo e com o novo endereço da Casa, mais no centro da cidade, a situação vai melhorar. ”A Casa do Artesão vai se firmar e ser um ponto de encontro dos artesões, tenho certeza”.

A chefe de gabinete, Vilma Ferreira Kictick, explicou que a administração, junto com a ACOMUP, Associação Comunitária de Moradores de Pinhão, a artesã Regina e outros, resolveram reorganizar a associação dos artesãos e revitalizar a Casa do Artesão, “Hoje a casa do artesão passou a ser um projeto da ACOMUP e a administração cedeu uma sala da secretaria de Esportes para a Casa ser montada e ter um espaço para dar cursos, além de buscar junto à secretaria de Assistência Social formas de contribuir com os materiais para os cursos voltados ao artesanato”.

NOVO ENDEREÇO

 A Casa do Artesão está agora anexa à Secretaria Municipal de Esportes, nesse período de férias vai funcionar no período da manhã e tarde.

Na casa as pessoas podem encontrar diversas peças de artesanato produzidas por artistas locais e regionais. São bordados em pano de prato, toalhas, porta caneta, porta chaves, quadros, chaveiros dentre outros produtos, muitos com alguma mensagem identificando o Município.

No primeiro momento a proposta é que os artesãos se revezem nos horários para o atendimento ao público e para montagens de cursos, a artesã Maristela Rodrigues, contou que trabalha com uma diversidade de materiais, que tem a intenção de dar cursos sobre a confecção de artesanato desses materiais.

 Regina se colocou à disposição para estar na Casa durante o período de férias até que se organize como de fato vai funcionar.

TURISMO

Sendo o artesanato um ponto alto do turismo, pois todo turista gosta de levar uma lembrança das terras que visita, a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo também está na parceria para a revitalização da Casa do Artesão de Pinhão. O diretor de turismo, Adriano Raizel, disse que o artesanato é uma importante ferramenta para evidenciar o município.

“Nosso objetivo é ampliar e diversificar a oferta turística, e neste sentido o artesanato é uma grande oportunidade para destacar as riquezas da nossa cultura”.

Adriano Raizel- Diretor de Turismo

Os artesões e apoiadores criaram no WhatsApp o grupo Casa do Artesão, o artesão que desejar participar é só entrar em contato com a artesã Regina ou a Vilma pelo número 9 9911 5174. 

Compartilhe

Veja mais