Pablo Guancino, diretor de Negócios da Cresol, sugere algumas medidas práticas para garantir um 2024 mais tranquilo

Com a chegada dos primeiros meses do ano, os gastos parecem se acumular, tornando-se fácil perder o controle das finanças. Contudo, a boa notícia é que ainda há tempo para se organizar, quitar dívidas e iniciar 2024 com menos preocupações.

Para evitar apertos financeiros, Pablo Guancino, diretor de Negócios da Cresol, sugere algumas medidas práticas para organizar o orçamento:

– Inicie seu planejamento financeiro anotando todas as entradas de dinheiro em sua conta. Considere salário, décimo terceiro, bônus, participação nos resultados, renda de serviços extras e outras receitas. Essa abordagem permitirá que você tenha uma visão clara de seus recursos e defina estratégias de uso mais eficientes.

– Se você estiver endividado, é crucial mapear despesas em atraso, calcular juros e avaliar o tempo de atraso das dívidas. Ao fazer isso, você estabelece uma ordem de pagamento, priorizando aqueles com juros maiores, por exemplo.

– Além dos gastos com as festas de final do ano, temos a chegada de novas obrigações financeiras, como IPTU, IPVA, seguro, licenciamento do carro, material escolar, matrículas, entre outros. Para evitar ficar no vermelho, é importante ter reservado uma parte do décimo terceiro salário e outras bonificações para quitar essas despesas.

– Avalie a possibilidade de buscar outros recursos financeiros para compor seu planejamento. A Cresol, por exemplo, oferece soluções financeiras personalizadas para proporcionar uma gestão financeira mais eficaz, com opções como consórcios, linhas de crédito e assessoria financeira.

Seguindo essas dicas simples, é possível desfrutar das festividades sem comprometer a estabilidade financeira. Fazer um planejamento cuidadoso pode resultar em um 2024 mais tranquilo”, reforça Pablo Guancino.


Sobre a Cresol

Com 28 anos de história, mais de 886 mil cooperados e 855 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Compartilhe

Veja mais