Fotos: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Entre os dias 13 e 19 de maio acontece a 11ª edição da Semana da Educação Financeira promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira.

O Fórum convida as diversas instituições brasileiras a estarem trabalhando, conversando e realizando atividades que levem as pessoas a refletirem sobre como elas lidam com a questão financeira.

O tema esse ano é de Proteção Financeira, ou seja, levar as pessoas a pensarem sobre a Reserva de Emergência.

Cresol

Em dezembro de 2023, a Agência Brasil divulgou os dados da Pesquisa do Instituto Locomotiva e o MFM Tecnologia apontava que oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas e um terço têm dívidas em atraso. O Brasil possuía  71,81 milhões de consumidores em situação de inadimplência. O país tinha 43,82% de inadimplentes em novembro.

Esses dados comprovam que é mais natural que se estimule a Educação Financeira, a Cresol Grandes Lagos PR/SP, como fez desde a primeira edição, abraçou a causa e nessa semana  suas 16 agências estão promovendo mais ações em relação à Educação Financeira.

Faz parte da rotina da Cresol trabalhar junto aos seus cooperados a Educação Financeira, inclusive, desenvolve em várias escolas o Programa, “Um Olhar Para o Futuro”, que trabalha com as crianças os princípios do cooperativismo e educação financeira.

Cresol Pinhão

Na manhã de terça-feira, 14 de maio, o gerente Marcel Andrade, da agência Cresol de Pinhão, junto com sua equipe receberam alguns cooperados e fizeram uma Roda de Conversa sobre Educação Financeira na própria agência das 8 às 9 horas.

O presidente da Cresol Grandes Lagos, Nilceu Kempf, o Zeca, falou sobre alguns programas que a Cresol desenvolve na área da educação financeira e que tem consultores para auxiliar os cooperados a planejar, organizar e aprender a lidar melhor com as suas finanças.

Um panorama geral

O consultor financeiro do sistema Cresol, Lucas Silvestre Szymczak, trouxe para os participantes um panorama de como está o mundo e o país em relação às questões econômicas, mostrou algumas formas que as pessoas podem investir e proteger sua vida financeira.  Houve a participação e interação dos presentes enriquecendo a exposição do consultor Lucas.

Reserva de Emergência

O gerente da Cresol/Pinhão, Marcel Andrade, conversou com os presentes sobre a importância de ter uma Reserva de Emergência, ou seja, ter um valor guardado que pode e deve estar investido para os imprevistos da vida, bem como da importância do seguro de carro, vida e imóveis, pois ninguém tem controle sobre os acidentes de trânsito ou da natureza.

Marcel contou aos convidados sobre as diversas formas que a Cresol tem para oferecer para que os cooperados possam investir sua Reserva de Emergências, colocou a equipe da Cresol à disposição de todos para tirar dúvidas, conhecer formas de investimentos e os melhores seguros para cada situação. Lembrou a todos que o objetivo da Cresol é crescer, mas quer que seus cooperados cresçam e tenham uma vida financeira saudável.

Ao final foi servido um café aos convidados, entre eles o secretário de Administração do município de Pinhão, Marildo Faustino.  Os convidados aproveitaram o momento do café, para conversar com o presidente, com o Lucas, o Marcel e sua equipe e tirar dúvidas mais particulares.

ASSISTA A ENTREVISTA DO GERENTE DA CRESOL/PINHÃO, MARCEL ANDRADE

 

Compartilhe

Veja mais