Uma Cooperativa de Crédito que tem tradição e modernidade

Há 26 anos se constituía a Cooperativa de Crédito Cresol, que teve 24 sócios fundadores, todos da agricultura familiar, que plantaram a semente e hoje, ela cresceu, tem mais 1.200 cooperados em Pinhão.

A Cooperativa cresceu, ampliou, se uniu a mais três Cresol e formou a Cresol Vale das Araucárias, que hoje é composta por 11 agências distribuídas em 10 municípios e faz parte da Central Cresol Baser, que conta hoje com 238 mil famílias cooperadas e tem agências em onze estados brasileiros.

Um Brinde à Cresol Pinhão

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

A proposta era fazer uma grande comemoração em 2020, nos 25 anos da Cresol em Pinhão, contudo,  no ano passado não deu e esse ano também não foi possível fazer uma grande festa com a presença de vários sócios da Cresol em Pinhão. Mas, os 26 anos da Cooperativa no municipio de Pinhão, no Paraná, não poderia passar em branco e assim, respeitando os protocolos sanitários da pandemia da Covid-19, Carlos Henrique Vicente,  gerente da agência, junto com sua equipe, organizou um brinde aos 26 anos de crescimento, credibilidade, história, compromisso com os cooperados, investimento no município e de acolhimento da Cresol para com os pinhãoenses.

Um pouquinho da história

O presidente da Cresol Vale das Araucárias, Nilceu Kempf, o Zeca, um dos sócios fundadores da Cresol Pinhão, por 9 anos foi presidente da Cooperativa, contou que quando a Cresol foi instituída, em 1995, no municipio havia apenas duas agencias financeiras e que uma terceira estava se retirando do município.

Que as duas instituições não atendiam os anseios dos nossos pequenos agricultores e a Cresol veio para acolher os produtores da agricultura familiar, “Ao acolher esses produtores, a Cresol foi fundamental para a vida desses produtores e para o municipio, pois promoveu o aumento de recursos circulando no municipio participando de forma decisiva no desenvolvimento dos produtores e do próprio Pinhão”. Destacou ainda o diferencial das Cooperativas de Créditos em relação aos bancos tradicionais, “A Cooperativa capta recursos do municipio, mas ela investe esse recurso de volta aqui no município”.

Cresol hoje é de todos

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Em 2015 a Cresol ampliou seu campo de atendimento, “Os filhos dos nossos produtores foram para a faculdade e buscaram novos  espaços e áreas de atuação, e a Cresol ampliou para atender as novas necessidades dos nossos cooperados, passamos a oferecer serviços às empresas e também ao cidadão que só deseja ter uma poupança, uma conta corrente ou investir em sua aposentadoria”, frisou Zeca.

Cresol oferece produtos e serviços a todos

A Cooperativa está pronta para atender a necessidade de todos que buscam uma agência financeira, “Muita gente ainda pensa que a Cresol vai atender o pequeno produtor e ponto. Nós continuamos atendendo o pequeno produtor, mas, hoje nós temos uma gama de produtos e serviços que nós conseguimos atender a todos, assalariados, do pequeno ao grande empresários e agricultores”, disse o gerente da Cresol Pinhão, Carlos.

Agência moderna e aconchegante

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

A Cresol de Pinhão é uma agência que foi toda remodelada, está moderna e aconchegante, oferece caixas eletrônicos e para quem não quer ir até a agência, oferece o aplicativo da Cooperativa, “Convidamos as pessoas que venham conversar conosco, evoluímos muito nesses 26 anos, temos o caixa eletrônico, o nosso cartão hoje é com a bandeira Mastercard, o nosso cooperado saca em qualquer banco 24 horas. Temos aplicativos da conta corrente, do cartão, o nosso próprio processamento de dados, nosso cooperado pode utilizar o PIX”, destacou o gerente Carlos, que ainda complementou, “As pessoas ainda ficam na dúvida se aqui terão o que tem nas agencias bancárias, pois elas podem vir para a Cresol, aqui oferecemos tudo que há nos outros bancos, com um atendimento diferenciado voltado para as reais necessidades do cooperado”.

Uma parceria de 18 anos

A família da empresária Ilce Sampaio Kolberg é associada há uns 18 anos, a família veio para a Cresol por serem ligados à agricultura, mas logo que a Cooperativa abriu seu atendimento para os empresários, ela, que é proprietária de uma loja de confecção não pensou duas vezes, trouxe a conta da empresa para a Cresol, “Eu gosto muito de estar aqui, da forma que eles nos tratam, eles são bem parceiros, quando tem algo novo que é bom para a gente eles nos contam, nos informam. É muito bom estar aqui comemorando os 26 anos da Cresol”.

 

 

Compartilhe

Veja mais