Diógenes Zamarchi, diretor de Negócios, abriu a apresentação | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

_________________

Cresol Grandes Lagos, na manhã de quarta-feira, 10 de julho, apresentou à imprensa da região o Plano Safra 2024/25. A coletiva aconteceu no Centro Administrativo da Cresol, em Guarapuava.

O diretor de Negócios, Diógenes Zamarchi, abriu a apresentação, destacando que hoje o sistema Cresol conta com 900 agências espalhadas por 19 estados, quase atingindo 1 milhão de associados. A Cresol está há 29 anos no mercado financeiro, hoje atingindo 32 bilhões em ativos administrados e com mais de 5 bilhões de faturamento.

Destacou que a Cresol hoje é de todos e pensada para atender aos sócios, que são os donos: “Entregamos soluções financeiras e boas experiências para os nossos sócios, sejam eles do agro, pessoa física ou PJ. Nosso objetivo é que todos prosperem nas suas atividades.”

Plano Safra 2024/25

O Plano Safra é um programa do governo federal que concede crédito aos produtores rurais. Esse incentivo permite custear insumos, adquirir equipamentos e realizar uma série de melhorias na propriedade. Existem, porém, diferentes linhas de financiamento possíveis, que variam conforme os objetivos e as condições de pagamento do beneficiário.

Cresol quer entregar 30% a mais este ano

Na apresentação do Plano Safra, Diógenes foi acompanhado do Assessor de Negócios Agro, Celson Brandalise. Eles informaram que, no ano passado, a Cresol entregou aos produtores rurais 10 bilhões, e que este ano a meta é atingir 13 bilhões, promovendo um crescimento de 30%.

Palo Safra 2024/2025

Celson Brandalise,Assessor de Negócios Agro | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

“A Cresol está pronta e à disposição para fazermos uma safra extraordinária, impactando todos os nossos cooperados, sejam os que já têm histórico conosco ou os novos que desejarem vir. Nossas agências estão preparadas para atender a todos e nossa estrutura tecnológica, aqui do Centro Administrativo, está pronta para atender as necessidades de todos os produtores, seja para custeio, investimento, linhas mais específicas como Pronaf Jovem ou Mulher, entre outras. Estamos aqui só esperando a todos e temos também uma linha de seguros que protege nossos cooperados”, destacou Diógenes.

Plano Safra vai injetar +476 bilhões

Nos quase 477 bilhões que o Plano Safra de 2024 vai injetar, 76 bilhões são destinados à agricultura familiar, que é a linha Pronaf. Esses são produtores rurais que geram, no ano agrícola, até 500 mil reais e devem buscar junto ao IDR a declaração de prontidão ao Pronaf. Para o Pronampe, que são produtores que geram, ao final do ano agrícola, mais de 500 mil até 3 milhões de reais, serão destinados 65 bilhões. Para os grandes produtores, foram destinados 335 bilhões de reais.

O Pronaf

Na linha da agricultura familiar, que é o Pronaf, houve uma redução de 1% nos juros de custeio e investimento para alimentos essenciais como arroz e feijão, agora fixados em 3% ao ano, enquanto commodities como soja e milho permanecem com taxa de 6% ao ano. Outras culturas estão com juros diferenciados, como a erva-mate, o mel e o pinhão, com 2%.

Nas linhas para investimento, são 250 mil por CPF, incluindo infraestrutura, irrigação e aquisição de sêmen.

Novidade do Plano Safra

Agricultores que têm uma renda anual até R$100 mil podem solicitar um crédito de R$50 mil, com uma taxa de 2,5% ao ano.

O Plano Safra traz várias linhas de custeio e investimento, como para a compra de utilitários e maquinário usado. Dentro do Pronaf, por exemplo, haverá o Pronaf Jovem, com projetos de até 30 mil reais, e o Pronaf Mulher, que pode chegar até 50 mil reais. Para ambos, a taxa é de 3% em 10 anos, com carência de 3 anos.

Na área de custeio e investimento, para quem trabalha com o Pronampe, os juros continuam em 8%. Não houve alteração para os grandes produtores que buscam o Plano Safra; o máximo solicitado será de 3 milhões, com juros de 12% no custeio, 10 anos e 5 de carência. Em investimentos, são 12 anos, com 3 de carência.

Diferencial da Cresol

Quem escolhe a Cresol para utilizar o Plano Safra tem alguns diferenciais. O primeiro é que, se o produtor não puder ir até a agência, os colaboradores da agência mais próxima vão até ele. Se desejar, o produtor pode também utilizar o aplicativo da Cooperativa.

A Cresol já traz uma longa experiência na área e uma equipe preparada para orientar e auxiliar o produtor rural a escolher a melhor linha de crédito para alavancar sua propriedade. Detalhes que fazem a diferença, como a assinatura digital, estão disponíveis na Cresol.

Caso o cooperado precise, a Cresol tem empresas parceiras que viabilizam os projetos necessários. A Cresol abre seus sistemas e dá treinamento para as empresas com as quais o produtor já tem hábito de trabalhar.

Ouça o áudio do diretor Diógenes para saber o que você precisa levar para usufruir de uma das linhas de crédito do Plano Safra 2024/25 na Cresol.


Compartilhe

Veja mais