INFORME PUBLICITÁRIO – A equipe da Creserv considera importante estar incentivando as crianças e jovens a conhecerem a ideia do cooperativismo, e para comemorar o dia da criança, no mês de outubro lançou um concurso de redação com o tema  “Cooperar Para Crescer”.

Foram convidados todos os alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais de Pinhão, sendo que o concurso foi dividido em duas categorias: escolas urbanas e escolas do interior. Cada turma poderia enviar quatro redações. Alunos de 7 escolas aceitaram participar, cabendo à comissão julgadora a missão de escolher entre 40 redações as duas vencedoras.

A vencedora das escolas do campo foi a aluna Suelen Carneiro Covalan, que estuda, no 4º ano da Escola Municipal do Campo João José Zattar, na localidade de Zartalandia e sua professora é a Alice Cléia S. de Oliveria. Já na cidade a vencedora foi a aluna do 5º ano, Maria Eduarda Nascimento, que  estuda com a professora Josmara Kictcki Santos, na Escola Municipal Santa Terezinha.

As alunas e professoras eram só sorrisos na sexta-feira, 18, quando as alunas receberam da equipe da Creserv uma bicicleta cada uma e as professoras uma cesta de presentes.

Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Redações vencedoras:

Cooperar é confiar

O cooperativismo é a união de pessoas e idéias que querem juntar forças procurando formas diferentes para vencer dificuldades.

“Cooperar para crescer” é buscar a igualdade de direitos e deveres para chegar a um objetivo comum, que beneficie a todos equilibrando situações mais difíceis e aproveitando as oportunidades. E o que acontece na cooperativa Creserv, onde os cooperados juntam suas economias e esforços para o bem de todos. Assim, terão muitos benefícios como juros menores, taxas com os valores mais baixos, segurança financeiras e rateio ou divisão das sobras, que alivia os bolsos dos associados, sem contar que eles são recebidos com carinho e atenção, cada um é atendido muito bem, os funcionários chamam cada cooperado pelo nome como se fossem uma só família.

Enfim, na Creserv cooperar é confiar na cooperativa para cuidar do seu dinheiro e é por isso que a Creserv tem tantos associados.

 Aluna Maria Eduarda Nascimento

5º ano da  Escola Municipal Santa Terezinha

Professora orientadora: Josmara Kicticki Santos

MST – Nova Aliança

Eu participo do acampamento do MST – Nova Aliança, ali nós conversamos sobre tudo e decidimos tudo juntos também. Tem os coordenadores de grupos, da educação, da saúde, que ajudam a organizar a vida no acampamento.

Quando chega uma pessoa, ela se apresenta para o grupo, então os coordenadores vão arrumar um grupo para ela, ai perguntam qual o interesse dela no movimento. Depois da resposta, os coordenadores explicam que a idéia do movimento é que a pessoa plante, crie animais, e sobreviva com o esforço dela, e o mais importante é que lês falam sobre as pessoas que elas devem se ajudar. Por isso todos fazem as lavouras e colhem juntos.

Na hora de vender a colheita do que sobra do uso, o dinheiro é  dividido entre todos.  Assim é feito com a erva e o pinhão também.

Pelo que a professora explicou isso é cooperar.

Aluna: Suelen Carneiro Covalan

4º ano da Escola do Campo Municipal João José Zattar

Professora orientadora: Alice Cléia S. Oliveira

 

Confira todas as fotos do evento: CLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais