Documento está entre os mais de 3 mil serviços já disponibilizados no portal do Governo do Paraná.

Por meio do Governo Digital, o público de 60 anos ou mais já pode imprimir de casa a Credencial do Idoso, obrigatória para usufruir o direito a estacionar nas vagas demarcadas em vias públicas, válida em todo o país. Para fazer a impressão basta confirmar dados como RG ou CNH emitido no Paraná. Não é necessário ser condutor e ter CNH para solicitar e usar a credencial.

O Governo Digital é a principal ferramenta de facilitação para o acesso dos cidadãos aos serviços do Governo do Paraná. A Credencial do Idoso está entre os mais de 3 mil serviços já disponibilizados no portal. De acordo com o coordenador do Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, a ferramenta permite a emissão de até duas credenciais por ano. A partir da terceira, o interessado deve procurar pessoalmente o órgão responsável.

“Outra vantagem é a redução do tempo de emissão do documento. Enquanto pelo Governo Digital essa operação é imediata, no caso da solicitação presencial o tempo varia de acordo com a rotina e procedimentos de cada órgão de trânsito”, destacou.

Até então, a única opção era se dirigir a alguma unidade de atendimento do Detran ou ao órgão municipal de trânsito. A busca presencial continua existindo, mas pela internet o acesso é bem mais fácil e ágil. Na maioria das cidades, a pessoa deve comparecer a Ciretrans.

ALIADO – Segundo o coordenador, a busca pela melhoria na atenção às pessoas com mais de 60 anos encontra no Governo Digital um aliado para facilitar o acesso a alguns serviços públicos.

Em 2010, indica o censo do IBGE, o Paraná tinha 1.316.554 de habitantes com mais de 60 anos, representando 11,2% da população. O Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social) estima que até 2040 a população idosa cheque a quase 20%.

VAGAS EXCLUSIVAS – O Estatuto do Idoso, o Código Brasileiro de Trânsito e o Conselho Nacional de Trânsito – Contran determinam que as pessoas que passaram dos 60 anos têm direito a vagas exclusivas em locais públicos e privados, como parques, ruas, shoppings, escolas e outros estabelecimentos, empresas ou órgãos públicos. Para isso, é preciso ter a Credencial do Idoso, obrigatória para usufruir o direito a estacionar nas vagas demarcadas, na proporção de 5% das vagas totais do estacionamento e posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.
PLATAFORMA – Para ter acesso à plataforma do Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro.

Fonte: Agência de Noticias do Paraná | Foto: Marcelo Dacol/Celepar

Compartilhe

Veja mais