Equipe do Sentinela | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Pelo último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura do Pinhão quarta-feira, 30 de março o município voltou a crescer o número de pessoas contaminadas com a Covid-19.

No momento da divulgação o município  registrava 132  pessoas com o vírus ativos. Nos últimos 15 dias o número de pessoas contaminadas mais que dobrou, já que no dia 14 de março  registrava 63 casos ativos e zero suspeitos.

Nas escolas

A redação do Fatos do Iguaçu tem recebido informações de várias escolas da rede municipal e estadual que estão com uma média de 5 professores e ou funcionários contaminados, que o número de alunos contaminados na educação infantil e séries iniciais teve um aumento, bem como no ensino fundamental fase II.

A procura pelo Sentinela cresceu 

Com informações da enfermeira  Cassieli Beatriz Tossin, responsável pelo Sentinela, na tarde da quarta-feira, 30 de março a procura por atendimento tem aumentado e têm atendido uma média de cem pessoas por dia. O aumento dos casos está ligado a vários fatores, entre eles o relaxamento das pessoas com os cuidados que previnem o contagio da covid-19, “o aumento está ligado a vários fatores como o retorno às aulas, o relaxamento das medidas de prevenção como o uso de máscaras em alguns lugares, a volta dos eventos como as formaturas, os feriados, é um conjunto de fatores que está levando a esse aumento de casos”.

 Porque o número de suspeitos é baixo

O motivo de suspeitos estar baixo é porque agora o Sentinela está conseguindo realizar o teste rápido, apenas em alguns casos extraordinários  é solicitado o teste PCR, que leva alguns dias para vir o resultado já que o exame é realizado em Curitiba, no Lacen.

Aumento no número de crianças contaminadas

A partir de janeiro o número de crianças positivadas cresceu muito, principalmente abaixo de 12 anos. “Se fizermos uma comparação em relação a 2021 o número de crianças aumentou muito, principalmente abaixo de 12 anos. Contudo também temos um número significativo de adultos positivados”

 Contaminação rápida

 Segundo Cassieli, eles tem observado  que o vírus que circula no município é um vírus de alto nível de contaminação, “Hoje temos um vírus que está circulando com alto potencial de transmissibilidade, no entanto, ele não tem gerado sintomas graves, não temos hoje pacientes internados por Covid-19, esse é o grande diferencial”.

Os cuidados precisam continuar

“Precisamos pensar na transmissão do vírus e tentar evitá-la, isso passa pela lavagem das mãos, uso recorrente do álcool, o uso da máscara tem sofrido flexibilização, mas é sempre bom prevenir.

Cuidados com os sintomas

Se percebe alguém com sintomas, ligar o alerta, tomar mais cuidado, manter a distância. Se sentir os primeiros sintomas já buscar o Sentinela, prevenir e cuidar para não transmitir é essencial”, destacou a enfermeira.

Decreto mantém uso de máscaras

O prefeito José Vitorino publicou o decreto nº 108/22 que no seu artigo 4º mantém a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados.

Vacinação é importante

Cassieli reforça que a vacinação é muito importante seja para as crianças como os adultos e os idosos “Vacinar é muito importante, as crianças devem ser protegidas e a proteção vem com a vacina. Lembrando que quem teve Covid-19 teve tomar a vacina 30 dias após o isolamento”.

Compartilhe

Veja mais