Foto: Reprodução/Facebook

Uma das preocupações das pessoas em tempos de pandemia de Coronavírus é a de como comportar-se e quais são os cuidados ao fazer compras e mercados e/ou supermercados. A professora Eduarda Molardi Bainy possui graduação e doutorado em Engenharia de Alimentos e ministra disciplinas de higiene e legislação de alimentos, desenvolvimento de produtos e processamento de alimentos na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Acompanhe a seguir as orientações da especialista:

Quais os cuidados básicos que devemos ter ao fazer compras em mercados?

Primeiramente, as pessoas que são do grupo de risco ou pessoas que estiverem doentes devem evitar ao máximo sair de casa e pedir para alguém ir ao mercado, se possível. Antes de ir ao mercado, preparar uma lista de compras para duas semanas para reduzir o número de idas ao local. Chegando ao mercado, higienizar com álcool gel o apoio de mão do carrinho e não tocar olhos, nariz e boca. O Ministério da Saúde recomenda a utilização de máscaras caseiras durante o deslocamento ou em lugares com maior circulação de pessoas, como mercados, para evitar espalhar gotículas da boca ou nariz no ambiente.

Além disso, outras recomendações básicas devem ser seguidas, como manter a distância mínima de um metro e meio das pessoas, evitar aglomerações e cobrir o nariz e boca com a dobra do braço ou lenço descartável quando tossir ou espirrar. Ao chegar em casa, o calçado deve ficar do lado de fora de casa e higienizar, bem como a roupa que usou na rua. Lavar bem as mãos e todas as áreas expostas, como braços e rosto.

Os produtos, principalmente os in natura, podem ser vetores do vírus?

Os cientistas ainda estão estudando sobre as formas de transmissão do novo Coronavírus. Atualmente, não há estudos científicos que comprovem a transmissão do vírus através do consumo de alimentos in natura ou processados. O vírus é sensível à temperatura de cozimento e um tratamento térmico a 63 graus Celsius por 4 minutos reduz a contaminação dos alimentos por um fator de 10,000, segundo órgão oficial da França – ANSES. A melhor forma de evitar a contaminação nesse momento é redobrar os cuidados com a higiene e manuseio de alimentos, e assim é possível prevenir várias doenças.

Qual o manuseio correto dos produtos para evitar a contaminação?

As compras do mercado devem ser primeiramente higienizadas. Para isso, é recomendado o uso do que chamamos de uma área suja, que pode ser uma mesa dividida em área suja e área limpa. Na área suja colocamos os produtos do mercado. Vidros, latas, plásticos rígidos podem ser lavados com água e sabão.

Para embalagens flexíveis pode-se usar um papel toalha ou pano descartável com álcool 70. Após lavar ou passar álcool 70%, colocar os produtos na área limpa e guardar. Os produtos não comestíveis podem ser lavados com água ou sabão ou passar álcool 70%. Assim garantimos que todos os produtos estão higienizados.

Devemos lavar os alimentos quando chegamos em casa? De que forma?

Para higienizar frutas e hortaliças, deve-se primeiro lavar os alimentos com água corrente e potável. Depois colocar de molho em água clorada (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água), por 10 minutos. Em seguida enxaguar com água corrente potável.

Essa é uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para qualquer momento e não somente durante a pandemia, para evitar as chamadas doenças transmitidas por alimentos.

A água sanitária deve ter indicação de uso em alimentos no rótulo, orientação de preparo e não possuir aditivos como perfumes ou detergente. Essa solução de água sanitária diluída pode ser usada para substituir o álcool 70% para higienizar superfícies, como pias, mesas, chão, etc.

Quais os alimentos recomendados para aumentar a imunidade e dificultar o contágio?

É importante seguir uma dieta balanceada com alimentos diversificados para se manter saudável e evitar baixar a imunidade.

  

Compartilhe

Veja mais