Foto: reprodução/facebook

Olá amigos, moradores do Pinhão,

Quem lhes escreve essa mensagem hoje é a dra Thaira, médica ESF Faxinal do Ribeiros, no município de Pinhão, atualmente atuando em conjunto com todos os médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de serviços gerais, farmacêuticos, motoristas e outros profissionais no enfrentamento do coronavírus. Esse inimigo invisível já está entre nós, e a cada dia, além de fazer mais vítimas, chega mais perto do nosso município. Estamos nos esforçando ao máximo para acompanharmos todas as atualizações e assim prestar a melhor assistência a toda população, mas não podemos enfrentá-lo sozinho.

A participação de todos vocês nessa jornada é essencial.

Todos sabemos que o SUS já deixa grandes lacunas normalmente; no caso de uma epidemia, não há dúvidas de que todo o sistema irá sucumbir. Ainda não há cura ou tratamento que comprovadamente promova melhora dos doentes, e dessa forma a única coisa que podemos fazer diante dos afetados é o oferecer o que se chama de tratamento sintomático. Mas o nosso país não dispõe de leitos, máquinas ou profissionais no volume necessário para atender às estimativas caso esse vírus se espalhe mais. Por isso, mais uma vez, lhes peço: fiquem em casa e mantenham as medidas de precaução.

Imagino o grande temor pela nossa economia, e creiam que isto também me preocupa, mas a VIDA DE VOCÊS é algo que me preocupa ainda mais. Me perdoem a sinceridade, mas de nada vai adiantar ignorar a quarentena para manter a economia estável se estivermos todos (ou quase todos) mortos. Para quem voltarão após o trabalho? O que farão com todos os bens materiais conquistados? Quem trabalhará em seus negócios?

O governo da Itália ignorou os casos crescentes de coronavírus em Fevereiro e fez pouco caso dos profissionais e estudiosos que recomendavam a quarentena como estratégia de sobrevivência. Notam algo familiar nisso? Devo acrescentar, porém, que em cerca de apenas 30 dias, temos uma população dizimada naquele país. E as projeções para o Brasil não são diferentes, caso tomemos o mesmo rumo.
Peço que aproveitem o tempo em casa para conviver mais com a família e ler mais notícias (de fonte confiáveis); peço também que levem em consideração apenas pronunciamentos de pessoas aptas a ocupar o cargo que ocupam, especialmente aquelas que não se contradigam sem nenhuma justificativa plausível dentro de poucas horas.

Sobretudo, peço que mantenham a Fé, qualquer que seja sua religião.

Estamos trabalhando incansavelmente para que o nosso município atravesse esses tempos difíceis da melhor forma, esperando, principalmente, que possamos nos abraçar em breve. Para tanto, tenham paciência e fiquem em casa até que seja seguro.

Muito obrigada pela atenção!

Thaira G. Diniz – Médica (CRMPR 41812)
Pinhão, 26 de março de 2020!

Compartilhe

Veja mais