Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

O Governo do Estado abriu pela SEAB, Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento o PA Emergencial, que visa fornecer alimentos a 907 entidades sociais por meio do programa Compra Direta Paraná. Os alimentos repassados pelo programa serão fornecidos por 148 associações e cooperativas da agricultura familiar que se credenciaram por meio de edital de chamada pública. Ao todo, 12,5 mil agricultores estão envolvidos.

PINHÃO

Entre os agricultores estão os do município de Pinhão através da Cooafapi, Cooperativa da Agricultura Familiar. Com esse edital a Cooperativa vai conseguir dar demanda aos produtos da agricultura familiar e injetar no município nesse tempo de pandemia, R$ 33 mil. “Participar desse edital está sendo importante, pois é para os nossos produtores uma via direta de comercialização com bom preço e recebimento garantido”, disse a vice-presidente da Cooperativa, Claudemara Veiga.

A Cooperativa fará as entregas às quatro entidades selecionadas

AS ENTREGAS

 A presidente da Cooafapi, Neuzélia Ferreira da Rosa, contou que ao todo serão entregues mais de 33 mil quilos de alimentos, entre os produtos estão panificados, frutas, legumes hortaliças, polpa de fruta, doces e sucos. A Cooperativa fará as entregas às quatro entidades selecionadas quinzenalmente, por um período de três meses, havendo a possibilidade do Estado renovar por mais três meses o contrato.

ENTIDADES SELECIONADAS

O governo estadual destinou R$ 20 milhões para o Compra Direta, recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop. Entre as entidades beneficiadas estão Centros de Referência em Assistência Social, Cras e Centros de Referência Especializados de Assistência Social, Creas, que deverão distribuir cestas básicas diretamente à população vulnerável. No município do Pinhão foram selecionadas também pelo próprio Estado a Casa Lar e o Lar do Idoso São Francisco de Assis.

PRIMEIRA ENTREGA

Na quarta-feira, 24 de junho, a Cooperativa realizou a primeira entrega no Lar São Francisco, foram entregues 75 quilos de produtos e 146 unidades de pães. “Nós trabalhamos incentivando os produtores a produzirem produtos orgânicos, hoje mais de setenta por cento dos cooperados já produzem orgânicos e nessa primeira entrega que fizemos cem porcento dos produtos foram orgânicos”, destacou Neuzélia.

A Cooperativa consegue participar desses editais por ter um aporte logístico do município, ”Temos uma boa relação com a atual administração, o que tem levado a uma parceria que tem dado certo. A secretaria de Agricultura sempre busca para nós os produtos dos agricultores que não tem como trazer, o apoio no transporte dos produtos faz toda a diferença para nós da cooperativa”, ressaltou a presidente.

 

Compartilhe

Veja mais