Foto: Assessoria de Imprensa/PMP

Foi debatido sobre Diversidade e Enfrentamento às violências

Com a criação do Estatuto dos Direitos e Deveres das Crianças e Adolescente, veio uma série de discussões em relação à proteção, as necessidades e obrigações das crianças e adolescentes perante a sociedade.

Para que a sociedade pudesse participar dessas discussões nos início de 2000 foram iniciadas as Conferências, que buscam mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos para a construção de propostas voltadas à afirmação de princípios da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências.

Pinhão

A 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pinhão no dia 28 de junho, foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICAPI, tendo como tema central: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às violências”, e, segundo a assistente social da secretaria, Márcia Ferreira Nogueira, todos os trabalhos da palestra, a discussão de grupos teve como base o tema central.

Na abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Maria do Belém Syroka, falou da importância da conferência. “Estamos aqui para validar nossas ações e apresentar novas propostas que serão úteis para o aprimoramento dos nossos serviços voltados às crianças e adolescentes”.

Na abertura, o destaque foi para o jovem Weydermann Bastos, que se pronunciou apresentando um rap que chamava a importância dos adolescentes e crianças estarem ali participando e discutindo as questões pertinentes a eles.

TRABALHOS

As atividades da 8ª Conferência começou com a palestra sobre Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento à Violência, ministrada pelo assistente social, Uilson José de Araujo.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupo e cada um trabalhou com um dos cincos eixos, discutindo, apresentando propostas de ações para a rede que atua com a criança e adolescente e avaliando a concretização ou não das propostas levantadas nas conferencias anteriores

MOMENTOS CULTURAIS

Durante o evento, aconteceram momentos culturais como a apresentação da música Mundo de Amor, por Pedro dos Santos, a música Imagine, de John Lennon foi declamada. A equipe que se apresentou no projeto Brincadeiras na Comunidade, que é formada pela funcionária da secretaria de Assistência Social, Silmara de Fátima Fabrício e os oficineiros Robson Martins Caldas e Gilson Serapio, apresentaram uma peça de teatro, escrita pelo Edilson José da Rosa, o Xiru, que tratava do estatuto dos direitos e deveres da criança e dos adolescentes e a convivência familiar. A peça agradou, fez sucesso.

DELEGADOS

Ao final da Conferência foi eleita a pedagoga Eroni Aparecida de Camargo, para participar da Conferência estadual que será em novembro como delegada e a sua suplente ficou a professora Eliana Rocha P.T. de Moraes.

COMDICAPI

Durante o evento é realizada a eleição dos conselheiros que atuaram por dois anos no Conselho Municipal dos Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes representando a sociedade, ou seja, os conselheiros não governamentais. Os eleitos foram: Eroni Aparecida de Camargo pela Associação Pequeno Anjo, Sônia Maria Almeida pela APMI, Audimari Aparecida Mendes da APAE e Eliana Rocha P.T. de Moraes da Fundação Foco de Luz.

PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A assistente social Márcia, explicou que foi solicitado para as entidades que enviassem os delegados infanto-juvenis, mas que, para a surpresa dos organizadores, o número foi menor do que eles esperavam, que inclusive um número representativo de escolas não inscreveram os alunos. Mas, mesmo assim, segundo ela, houve uma representação significativa de crianças e adolescentes e que esses não só compareceram, mas participaram ativamente. ”Não foi uma participação de ficar ali só, eles interagiram com o palestrante, nos grupos eles sugeriram, apontaram problemas, a participação deles foi maravilhosa” declarou Márcia.

 

Compartilhe

Veja mais