O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do município de Pinhão, COMDEP, marcou a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o dia 14 de outubro.

Tema

Numa realização da secretaria de Assistência Social e do COMDEP, será de forma hibrida das 13 às 17 horas na Câmara de Vereadores e será transmitida pela página da prefeitura no facebook.

O tema central da Conferência será “Cenário Atual e Futuro na Implantação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, a Assistente Social da secretaria municipal de Assistência Social, Márcia Ferreira Nogueira, explicou que o tema é muito amplo, mas muito pertinente para o momento. Para poder trazer o tema mais próximo da realidade local, a Conferência vai trabalhar com o subtema “Direitos à Inclusão das Pessoas com deficiência”.

Pré Conferências

Devido à pandemia, o número de pessoas convidadas para o dia da Conferência foi reduzido para atender aos protocolos sanitários da pandemia da Covid-19, “Estamos garantindo a representação ampla da sociedade civil organizada, mas setores que recebiam mais de um convite nos outros anos, esse ano será apenas um para podermos garantir o distanciamento físico e todos os demais cuidados à saúde de todos os envolvidos”, explicou Márcia.

Para garantir uma ampla participação de todos, a comissão organizadora optou por realizar 5 Pré Conferências.

Em cada uma das Pré Conferências, que acontecem de 29 de setembro a 5 de outubro, abordam um eixo da Conferência.

Dia 29, no Cras, os participantes discutiram sobre o Financiamento de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência. No dia 30, a Pré Conferência aconteceu na escola Pequeno Príncipe/APAE e o tema foi Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência.

A Pré Conferência do dia 1º, que aconteceu no Centro de Atendimento Psicoeducacional abordou o tema Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

A última acontecerá no dia 5, como todas as demais, das 13 às 17 horas na APASP, Associação Pais e Amigos dos Surdos de Pinhão, e será discutido sobre o acesso das pessoas com deficiência para a construção de Políticas Públicas.

Palestra

A Chefe do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, na Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Quelen Silveira Coden dará a palestra de abertura dos trabalhos da Conferência abordando o tema central, colocando o cenário do Paraná. O presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, COEDE, Luis Felipe Gubert Braga Côrtes participará da Conferência.

 

Compartilhe

Veja mais