Fotos: Wellington Lenon

Ação envolve mais de 30 comunidades, entre assentamentos e acampamentos do MST, áreas de posseiros e povos faxinalenses.

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria

Agricultores assentados, acampados, posseiros e faxinalenses do centro-sul do Paraná se uniram para a doação de aproximadamente 50 toneladas de alimentos para famílias moradoras da periferia de Guarapuava e Pinhão, neste sábado (30). A ação é em solidariedade às famílias urbanas que já enfrentam a falta de comida neste período de pandemia do novo conoravírus. A organização da atividade vem acontecendo há pelo menos duas semanas e a coleta dos alimentos será entre quarta e sexta-feira.

  

A diversidade das doações vai desde o feijão e arroz, que não podem faltar na mesa do povo brasileiro, até o pinhão e a erva-mate, típicos da cultura do sul do Brasil. Também será doado quirera, fubá, farinha de milho, batata-doce, mandioca, moranga, abóbora, derivados de leite, hortaliças, batata, limão, laranja, banana, sabão caseiro.

Entre as comunidades que irão doar alimentos está o Alecrim, de Pinhão. A vila de posseiros ficou conhecida no Paraná e no Brasil após a repercussão do despejo violento e repentino ocorrido em 1º de dezembro de 2017.

Doações do MST

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de todo o Brasil está em campanha permanente de solidariedade e já doou mais de 1.200 toneladas de alimentos. No Paraná, 28 acampamento e 36 assentamentos doaram cerca de 100 toneladas de comida saudável desde o início da pandemia até o dia 21 de maio. Também foram produzidas 2.200 marmitas agroecológicas e 400 máscaras de tecido.

 

 

Compartilhe

Veja mais