Humberto Silva Pinho

Por Humberto Pinho da Silva

É normal, ao encontrar amigo ou simples conhecido, perguntar: “ Como estás?”; e o nosso interlocutor, por cortesia, responde em regra, deste jeito: “ Estou bem” ou “ Estou bem, graças a Deus,”, se for crente.

Será esse modo de dizer, correto? Ou será apenas formalismo,  quando automaticamente, respondemos: “ Tudo bem…” muitas vezes mentindo ou omitindo, achaques e problemas que nos transtornam a saúde.

Heitor Pinto, recorda-nos na sua obra: ” Imagens da Vida Cristã”, o erro que se cai, quando perguntamos, num encontro: “ Como estás?”

Porque, explica o nosso clássico:  “(…) Tudo vai com esporas nos pés, pois tudo tão depressa passa, e nada está, segue-se que nós não estamos, mas passamos e corremos, de continuo esta posta até à morte. (…) Donde se conclui que não usam de boa linguagem os que perguntam: como estais? Nem os que respondem: estou bem ou estou mal. Tão má a resposta, como a pergunta. Os que têm mais altos os espíritos e falam mais propriamente, perguntando, dizem: como passais? E respondendo dizem: Passo desta maneira ou desta.”

Realmente a vida corre tão velozmente, que nem damos conta do tempo passar: a criança, sem dar por isso, já é adolescente e  adulto; e o adulto vai envelhecendo, sem sentir.

São Gregório, um dia, numa pregação, aludiu a essas mutações da vida, dizendo: que a vida não passa senão de morte prolongada.  Todavia consideramos  morte, ao termo da vida.

Daqui se  concluir: que a morte, inicia-se logo no próprio dia do nascimento. Morre-se todos os dias.

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais