Por  Claudemir Gulak

Comemora-se nesta terça-feira, 22 de Março, o Dia Mundial da Água, mas você sabe qual a origem desta celebração?

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em 1992, quando também divulgou um documento importante para o uso e preservação dos recursos hídricos, a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Harmonizar a ampliação e a abertura de novas áreas para produção agropecuária com a conservação da água, do solo e dos recursos florestais é fundamental para preservar e conservar a quantidade e qualidade das águas, conservar o Brasil como amplo produtor mundial de alimentos, e garantir o chamado desenvolvimento sustentável.

O Brasil agrupa um número grande de água potável disponível, cerca de 12% dela, mas ainda encara a escassez de vontade política e de discernimento da sociedade para sanar os problemas que submergem a utilização desse importante bem. Percebe-se isso nos esgotos, muitas vezes jogado a céu aberto e em sua maioria derramados nos rios sem nenhum tratamento, nas empresas fornecedoras de água potável e sua falta de cuidado com o desperdício, na consciência das pessoas para uma utilização racional, no lixo destinado de qualquer jeito, nos agrotóxicos utilizados irresponsavelmente próximos aos mananciais desprotegidos pelo avanço do dito “progresso”.

O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem. Porém o dito “racional” entre eles está causando o maior desequilíbrio já visto na história. A degradação ambiental, a contaminação do solo, do ar, da água atingiram índices catastróficos e novas pestes (câncer, depressão, bronquite, asma, infarto e inúmeras outras) assolam o cotidiano das pessoas de maneira cada vez mais precoce e intensa.

Todos compreendem, ou deveriam saber, que o corpo humano é composto por 65% de água. Mais que qualquer outro argumento em defesa da preservação da água, simplesmente esse fato já deveria nos fazer refletir como a qualidade da água é importante para a vida. Porém a cada dia ela está mais contaminada. E você está cuidando da água que está em sua propriedade?

Cuidar da água é essencial para preservar a vida!

CLIQUE AQUI – PARA LER OUTROS ARTIGOS

 

Compartilhe

Veja mais