O município de Pinhão/Pr participa do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que tem suas atividades articuladas pelo Comitê Gestor Municipal de Desenvolvimento.
Na quinta-feira, 5 de outubro, o Comitê Gestor realizou no auditório do Sindicato Patronal Rural a Jornada Empreendedora, que teve como tema: Da Ideia à Ação.
A agente de desenvolvimento municipal, Suzana Aparecida Gonçalves, que coordenou a atividade, explicou que a Jornada é uma das ações proposta pelo Sebrae, essa era a segunda que o município estava realizando.
Ela é uma atividade que envolve a Sala do Empreendedorismo e está diretamente ligada à secretaria municipal de Industria, Comércio e Turismo.
Da Ideia à Ação
O presidente do Comitê Gestor, Jocelino Vitorino Alves, secretário municipal da Industria, Comércio e Turismo destacou que a proposta do evento é ofertar para os novos empreendedores um conhecimento geral do caminho a seguir e estimular os que tem um sonho de empreender mas ainda estão indecisos.
Trazer para os empresários que já atuam, um novo olhar e mostrar que eles não estão sozinhos.
Dez características do empreendedor
O professor Sérgio Zarpellon, que tem uma vasta experiência na área do empreendedorismo, é empresário e consultor do Sebrae, foi o palestrante.
Ele trouxe para a plateia as Dez Características do Empreendedor, falou um pouco sobre o que é empreendedor, explicando que independente se a pessoa é o proprietário de uma empresa ou empregado, ela pode ser empreendedor.
O professor abordou também os caminhos que as pessoas devem percorrer para abrir e desenvolver uma ideia, mostrando, inclusive, a importância de um plano de negócios.
Plateia se motivou
A plateia formada por empresários, alunos, professores da disciplina de Empreendedorismo e pessoas que sonham ter seu próprio negócio participaram durante a palestra e realizaram questionamentos ao palestrante
Casos de Sucesso
A jornalista Nara Coelho, do Fatos do Iguaçu, foi convidada a entrevistar as empreendedoras llce Mara Bervanzo dos Santos, que está à frente do Restaurante Avenida, que esse ano completou 6 anos.
A jovem proprietária Ilce de 36 anos falou um pouco do seu processo e sonho de estar à frente de uma empresa, de como foi o inicio da sua jornada e do salto que ela deu, ampliando o restaurante e triplicando a sua capacidade de oferta de refeições no local e na entrega de marmitas.
Angelita Surkamp que está à frente da Agroindústria Produtos da Angelita, que produz queijos e seus derivados, contou como foi sua jornada da venda do leite à produção e venda de queijos.
Falou das dificuldades e da alegria de ganhar o prêmio Queijo de Ouro do Paraná em dois tipos diferentes, e que nesse momento estão se organizando para a venda dos queijos no Estado, já que agora o município possui o SUSAF, que autoriza os produtores a realizarem a venda fora do município.
Ambas contaram que os sonhos e o desejo de irem além continuam vivos dentro delas.
Assista a entrevista: