______________________________

Radicais livres são moléculas instáveis com função oxidante que interferem na função fisiológica do organismo. Eles são produzidos naturalmente tanto por processos celulares quanto por consequência de fatores externos ao corpo (alimentação, radiação ultravioleta, medicamentos, cigarros) e, quando em desequilíbrio, causam danos celulares conhecidos como estresse oxidativo (alterações nas células e nas suas membranas).

O aumento do estresse oxidativo é seguido de aumento de defesas antioxidantes pelo corpo (processos metabólicos de resposta às agressões) mas nem sempre as defesas naturais do organismo são sufi cientes para combater os radicais livre, de modo que, seu excesso em longo prazo pode causar doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.
A presença de antioxidantes na no consumo alimentar do dia a dia pode auxiliar o corpo na defesa contra os radicais livres, combatendo o estresse oxidativo por meio da inibição de sua formação, impedimento de sua ação ou reparo dos danos causados.

Dentre os componentes dos alimentos com essa ação, podemos citar os carotenoides flavonoides, vitamina E, vitamina C e a curcumina. Esses componentes estão presentes principalmente em alimentos de origem vegetal, como laranja e morango (vitamina C), tomate e cenoura (carotenoides), brócolis (fl avonoides), óleos vegetais (vitamina E), cúrcuma (curcumina), brócolis (fl avonoides), etc.
Assim, fi ca evidente a importância de uma alimentação variada principalmente em alimentos vegetais e coloridos para o consumo adequado de antioxidantes. A consulta médica deve, além de medicar, indicar a boa alimentação.

Dr. Daniel Magnoni (@drdanielmagnoni)
Cardiologista e Nutrologo
Presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição -IMeN

NUTRIENTES PARA A VIDA

O Brasil é o 3º maior produtor agrícola e 9º detentor de florestas plantadas do mundo. Possui 72,2 milhões de hectares plantados com culturas anuais e perenes e 172 milhões de hectares com pastagem. Os fertilizantes vêm contribuindo para o aumento da produção agropecuária sem aumento de expansão da área cultivada. A ciência aplicada à agropecuária por meio de técnicas modernas tem conseguido aumentar a produtividade das culturas, reduzir os impactos no ambiente e melhorar a qualidade de vida da sociedade
brasileira. A iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV) trabalha nesse sentido, só com informações baseadas em conhecimento científico, tanto sobre o papel fundamental dos nutrientes minerais na qualidade de nossa alimentação, como sobre seu efeito multiplicador na produtividade das culturas.

 

Compartilhe

Veja mais