Clubhouse

A plataforma de áudio já tem 7 milhões de usuários incluindo celebridades

2021 começou com polêmicas mudanças nos termos do WhatsApp e provocou a migração dos usuários para outras redes sociais e aplicativos.

No ano passado, de maneira tímida, o Clubhouse foi lançado nos Estados Unidos buscando reunir pessoas com interesses comuns para conversar sobre diversos temas, como tecnologia, marketing, comportamento e muitos outros.

2020 passou e apenas um ou outro sabia da existência da plataforma. Até que, em um belo dia, Elon Musk (ele mesmo, o CEO da Tesla) resolveu entrar em salas do Clubhouse para falar sobre Marte, Covid-19, vacinas. Foi aí que o negócio decolou.

E o que é o Clubhouse?

É uma rede social onde os usuários só podem enviar aúdios. O app não permite o envio de documentos, mensagens de texto ou fotos.

Os chats são sempre ao vivo. Depois que a conversa acaba, não tem como ouvir de novo.

Resumindo, o serviço é um mix de podcasts, chamadas ao vivo e conferências de áudio. A maior diferença para os podcasts é que não tem como editar os aúdios, é tudo ao vivo, como num programa de rádio.

Além das conversas em grupo, você pode criar uma bio, seguir amigos e sugerir salas a eles.

Como funciona o Clubhouse?

A plataforma permite conferir quais as salas estão online no momento e as que estão marcadas para acontecer em breve. Para participar de uma delas, você deve selecionar o chat e, assim, entrará como ouvinte no bate-papo. Caso queira falar durante a conversa, basta tocar sobre o ícone de mão no menu inferior do app para pedir a palavra. Se o anfitrião do chat aceitar a sua solicitação, você também poderá participar da conversa discutindo com os demais participantes do grupo.

O limite máximo de membros para o bate-papo é de até 5 mil participantes até o momento, e os clubes não ficam mais visíveis na plataforma assim que os chats ao vivo terminam.

Qualquer usuário pode ser um anfitrião, basta tocar em “Criar sala” e indicar os membros que participarão da conferência. Também é possível criar um evento, indicando uma data e horário para iniciar um novo bate-papo e adicionando uma descrição sobre o evento.

Tela Clubhouse
telas que mostram salas disponíveis, os interesses que o usuário cadastrou quando criou a conta, perfis e grupos | Crédito: reprodução

Como abrir uma conta ?

O Clubhouse é uma rede social um tanto quanto exclusiva. Você só consegue criar uma conta se receber um convite de alguém que já faça parte do serviço. Essa “exclusividade” está, inclusive, gerando renda para alguns usuários: eles estão vendendo na internet, convites para o Clubhouse.

“Passaportes” para o Clubhouse são oferecidos em marketplaces dentro e fora do Brasil. No Ebay, o valor cobrado chega até US$ 125, montante equivalente a R$ 670.

Quem pode baixar o aplicativo?

Por enquanto, o Clubhouse está disponível apenas para o sistema iOS e na versão beta (que é uma versão de testes). Portanto, apenas os donos de iPhones e Ipads conseguem usar a plataforma. Mas os fundadores do serviço disseram, no blog do Clubhouse, “estamos entusiasmados em começar a trabalhar em nosso aplicativo Android em breve”.

Quais famosos você pode encontrar em uma das salas/grupos do Clubhouse?

Como já falei anteriormente, o CEO da Tesla, Elon Musk, pode estar em um desses bate-papos em grupo. Até mesmo o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, já faz parte do Clubhouse.

Os cantores Anitta e Drake, o diretor brasileiro de TV Boninho, os apresentadores Oprah, Celso Portioli e Luciano Huck e o influenciador digital Pyong Lee também já apareceram na rede social.

E o Clubhouse é seguro?

Para criar uma conta em qualquer rede social, você precisa colocar alguns dados. O Clubhouse tem acesso a esses dados que você digita para criar a sua conta. Além disso, a plataforma pode coletar informações pessoais (nome, telefone, e-mail, foto), mensagens enviadas, salas que o usuário abriu para servirem como base para recomendar conteúdo; estudar a interação; desenvolver novos produtos; entre outros.

A empresa afirma que não vende os dados pessoais dos usuários, mas que podem compartilhá-los em casos exigidos por Lei.

Um ponto polêmico é sobre o acesso à agenda de contatos do celular do usuário para ampliar a conexão entre os membros. Porém, o aplicativo pode acessar a lista de contatos a todo momento e não apenas na hora da criação da conta.

Um ponto importante relacionado à privacidade: o Clubhouse pode gravar os áudios das salas.

De acordo com a Política de Privacidade, o app pode gravar temporariamente as conversas de cada sala caso um participante relate uma violação durante o chat ao vivo, para usar esse material para investigação.

“Se nenhum incidente for relatado em uma sala, excluímos a gravação de áudio temporária quando a sala termina”, explicou a empresa.

Fonte: Tecnoblog, TechTudo, G1, MobileTime

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