Começa nesta quinta-feira (31), no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), o terceiro ciclo do Aurora – Cineclube de Cinema Paranaense, que até 12 de dezembro será dedicado ao legado de Lélio Sotto Maior Júnior, nome fundamental da crítica cinematográfica no Paraná. Na primeira sessão serão exibidos o clássico Sinfonia de Paris (1951, 1h55), musical de Vincente Minnelli, vencedor do Oscar, um dos favoritos de Lélio, e o curta-metragem Lélio: Um americano em Curitiba, documentário de Matheus Kerniski (2015, 12min), dedicado ao jornalista.

Com foco em cinema paranaense, o Cineclube Aurora tem a missão de promover, difundir e incentivar, sempre em sessões quinzenais, o debate em torno da produção audiovisual do Estado, fomentando um espaço de pensamento de cinema a partir de realizadores e profissionais paranaenses, desde os pioneiros até os contemporâneos. A curadoria fica por conta dos cineastas Tomás von der Osten, William Biagioli e da diretora do MIS-PR, Cristiane Senn.

TEXTOS CRÍTICOS – Especialmente para esse ciclo, serão disponibilizados online textos críticos de Lélio e de outros pensadores de cinema, para os participantes que quiserem ler os materiais antes da sessão. Confira AQUI os textos críticos para a primeira sessão.

Por ocasião da exibição de Sinfonia de Paris, serão discutidos os textos O ‘elan’ estrutural de Minnelli e Minnelli – A infância d’arte, de Lélio, que teria conhecido a sétima arte em 1961, quando adolescente, no cineclube da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, onde assistiu ao filme Noites brancas (1957), de Luchino Visconti.

A primeira crítica de Lélio foi publicada em 1963 no jornal O Estado do Paraná. Semanalmente, durante seis anos, escrevia textos sobre cinema para o periódico. Também colaborou com o Diário do Paraná, Revista da Cinemateca, Correio de Notícias, Folha de Londrina, Jornal do Estado e para a revista norte-americana Florida Review Magazine. 

O jornalista reuniu seus textos, por conta própria, em inúmeras publicações (folhetos e livretos, muitos deles autopublicados) desde 1963 – o mais recente, Mini críticas de bolso, lançado em 2015. Há até bem pouco tempo, ele ia com frequência à Biblioteca Pública do Paraná saber como andava a procura e a leitura por seus excertos, a maior parte integrante do acervo da instituição.

SERVIÇO
Aurora – Cineclube de Cinema Paranaense
Ciclo #3: Lélio Sotto Maior Junior

De 31 de outubro a 12 de dezembro de 2019
Todas as quintas, às 19h (a cada 15 dias)
Entrada gratuita

Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro. Curitiba/PR
(41) 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br

Programação
31/10
1ª sessão – Sinfonia de Paris
Sinfonia de Paris, de Vincente Minnelli (1951, 1h55)
Lélio: Um americano em Curitiba, de Matheus Kerniski (2015, 12’)
Classificação indicativa: livre
Duração total: 2h07
14/11
2ª sessão – A cinefilia
Contrastes humanos (Sullivan’s Travels), de Preston Sturges (1941, 1h30)
Classificação indicativa: livre
28/11
3ª sessão – A crítica de cinema
Serge Daney: Itinerário de um cine-filho – Partes 1 e 2, de Pierre-André Boutang e Dominique Rabourdin (1992, 1h08)
Documentário, de Rogério Sganzerla (1966, 10’)
Classificação indicativa: 14 anos
Duração total: 1h18
*Após a sessão haverá um bate-papo com o jornalista e crítico de cinema Paulo Camargo
12/12
4ª sessão – A mise-en-scène
Anatomia de um crime, de Otto Preminger (1959, 2h41)
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Compartilhe

Veja mais