
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Redação Portal Fatos do Iguaçu com Simepar
O mês de março começa com previsão de calor intenso e diminuição das chuvas no Paraná, conforme indica o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). As temperaturas máximas poderão chegar a 37°C, mantendo a tendência de calor registrada em fevereiro. No último dia do mês passado, nove cidades já haviam registrado temperaturas acima de 35°C antes mesmo das 15h, reforçando a intensidade da onda de calor.
Segundo os meteorologistas, as duas primeiras semanas de março serão marcadas por tempo mais seco e temperaturas elevadas, o que deve intensificar a sensação de desconforto térmico. Ao longo do mês, espera-se uma leve queda nas temperaturas, mas ainda assim permanecerão acima da média histórica para a época. Com a chegada do outono, as temperaturas começam a diminuir gradualmente.
Previsão de Chuvas
A expectativa é de que as chuvas fiquem dentro da média para as regiões Centro e Leste do Estado, incluindo Curitiba e regiões vizinhas. No entanto, o Norte e o Oeste do Paraná tendem a apresentar um regime mais seco, com volumes abaixo da média histórica.
As tempestades isoladas ficarão menos frequentes e os intervalos entre os dias chuvosos serão maiores devido à redução da umidade atmosférica. “Teremos mais predomínio de massas de ar seco”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Médias Climáticas em Março
- Chuvas: variam entre 100 mm e 300 mm no mês, dependendo da região;
- Temperaturas:
- Noroeste e Oeste: 24°C a 26°C;
- Grande parte do Estado: 22°C a 24°C;
- Região Central e Francisco Beltrão: 20°C a 22°C;
- Curitiba, Guarapuava e Sul do Estado: 18°C a 20°C.
O Simepar segue monitorando as condições climáticas do Estado por meio de suas 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas.