Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Rafael Gonçalves

________________________________

A reportagem do Fatos do Iguaçu esteve percorrendo na manhã desta segunda-feira, 15 de julho de 2024, a cidade  para verificar os estragos causados pela forte chuva de granizo  no  sábado.

Imagens feitas pelo apresentador do  Causos e Gaitaços ,Darci Jocoski em frente a sede do Fatos do Iguaçu

A Defesa Civil atendeu 150 residências no sábado e domingo, colocando lonas nas casas que sofreram danos em suas estruturas. Os maiores estragos ocorreram na zona rural do município, nas localidades de Faxinal dos Silvérios, Distrito de Bom Retiro (Zattarlândia), Assentamento 5 de Maio, Assentamento Vitória e Faxinal dos Albinos. Na sede do município, a maioria das ocorrências foi de alagamentos causados pelo entupimento de calhas devido à grande quantidade de granizo.

Escolas Municipais

Na prefeitura municipal, a Secretaria de Educação ainda está levantando informações sobre os danos nas escolas. A princípio, duas unidades educacionais foram afetadas por alagamentos causados pelo entupimento de calhas. A Secretaria de Assistência Social, até o momento da reportagem, recebeu apenas uma solicitação de ajuda com lonas e está realizando levantamentos através do CRAS, onde a população deve pedir ajuda.

Empresas afetadas pela chuva

A ACIAP informou que cerca de onze empresas foram atingidas, incluindo escritórios, academias, supermercados e outros estabelecimentos. Ainda aguardam um relatório mais completo das empresas afetadas. Em contato com o pessoal do Nosso Supermercado, que foi uma das empresas atingidas, relataram que os canos das calhas não resistiram ao peso do granizo e cederam, permitindo a entrada de água e pedras de granizo sobre as mercadorias.

Igreja Evangélica Caminho da Fé

Foto: Divulgação/Igreja

O maior prejuízo foi na Igreja Evangélica Caminho da Fé, onde o telhado não suportou o peso do granizo e cedeu, comprometendo toda a estrutura do prédio. Uma parede lateral teve que ser derrubada devido ao grande risco de desabamento.

Foto: Divulgação/Igreja

O Pastor Elias Militao de Mello relatou que estava sozinho na igreja preparando tudo para o culto de domingo quando ouviu o barulho do granizo. Enquanto filmava o ocorrido, ouviu estalos e percebeu que o telhado iria cair. Ele saiu rapidamente e, em seguida, o telhado desabou. Preocupado com a situação, entrou em contato com a Defesa Civil, que optou por derrubar a parede lateral para evitar um provável desabamento que poderia ferir alguém.

Foto: Rafael Gonçalves/Fatos do Iguaçu

Para ver mais fotos e vídeos da chuva, acesse no página no Facebook – https://www.facebook.com/fatosdoiguacu/

A reportagem está em atualização.


Compartilhe

Veja mais